Ligação entre bairros está pronta e fechada

Nova via entre os jardins Martinez e Gutierres, na zona leste, tem previsão de inauguração para fim de maio

Por Cruzeiro do Sul

Nova via espera por finalizações


A ligação entre a rua Dorothy de Oliveira, no Jardim Martinez, à alameda das Videiras, no Jardim Gutierres, em Sorocaba, foi concluída há cerca de um mês, mas continua sem liberação para o tráfego de veículos. A via, considerada estratégica para melhorar o fluxo entre os dois bairros, segue fechada, gerando insatisfação entre moradores e motoristas que enfrentam diariamente congestionamentos e dificuldades de mobilidade na região.

O Cruzeiro do Sul esteve no local e constatou que as obras estão em fase de finalização, como a plantação de algumas árvores e pintura das faixas de sinalização do trânsito. À reportagem, moradores da região desabafaram: “Estão de brincadeira com a gente. O trânsito é horrível por aqui, especialmente depois que três residenciais se instalaram na rua, que não tem estrutura para isso. É uma via estreita, com carros estacionados dos dois lados. Já presenciei discussões entre moradores dos prédios porque ninguém tem paciência para esperar a passagem”, relata um morador que preferiu manter o anonimato.

O que diz a prefeitura

As secretarias de Mobilidade (Semob) e de Serviços Públicos e Obras (Serpo) explicaram que “a rua Dorothy de Oliveira ainda está passando pela fase final das intervenções. As últimas etapas incluem a pintura e sinalização de solo, melhorias no recapeamento asfáltico e a implantação da iluminação pública pela CPFL Piratininga. A previsão oficial é de que a obra seja entregue ainda neste mês de maio”.

A ligação entre os bairros faz parte de um projeto anunciado em julho de 2023 para facilitar o deslocamento na zona leste da cidade. A iniciativa atende a uma demanda antiga da comunidade e visa desafogar o trânsito local, que cresceu consideravelmente nos últimos anos devido ao aumento populacional e à instalação de novos empreendimentos residenciais. Na ocasião, a Prefeitura destacou que a obra incluía a abertura da via, drenagem, guias, sarjetas, pavimentação, sinalização e calçadas com acessibilidade.

Enquanto isso, os moradores seguem na expectativa de que a ligação viária entre os bairros seja finalmente liberada, permitindo maior fluidez e segurança para quem transita pela região. (João Frizo - programa de estágio)