Cobertura do centro de Sorocaba segue sem data de instalação

Por Thaís Verderamis

A cobertura provisória foi instalada no final de 2023, mas há um projeto maior, elaborado pela Acso, à espera de sua execução

Com a cobertura provisória de guarda-chuvas, pintura de solo e luzes, algumas ruas do centro de Sorocaba ficaram mais alegres e bonitas. O bulevar Braguinha é um exemplo. Em dezembro de 2023, ganhou aspecto de cidade turística, chamando a atenção dos sorocabanos, que foram visitar, tiraram fotos e aproveitaram o espaço. Mas, a prometida cobertura oficial, prevista para o ano passado, segue sem previsão de execução. De acordo com a prefeitura, seria implantada uma grande e ampla cobertura, seguindo o conceito de “open mall”, que funcionaria como um shopping a céu aberto e contemplaria os dois bulevares, com investimento estimado, à época, a partir de R$ 5 milhões.

Segundo comerciantes do local, a decoração chamou a atenção do público assim que foram instaladas, mas o encantamento acabou. “De início, veio bastante gente, tirava foto, mas hoje já não fica tão atrativo, até porque desmonta, acaba estragando muito rápido”, conta a responsável de uma das lojas localizada na Braguinha, Viviane Gomes, de 28 anos.

De acordo com a gerente Gisele Freitas, de 42 anos, a decoração trouxe clientes para a região, mas o movimento já voltou ao normal. “No início atraiu o pessoal para o centro para dar uma olhada, para tirar foto e acabou que trouxe o público para as lojas também. Com certeza deixou mais bonito o centro, mas agora por falta de cuidados (os guarda-chuvas) não estão bonitos, alguns estão caindo, estão feios, uns estão rasgados”, disse.

Já aos olhos da população, a decoração é bonita, mas precisa de cuidados. “Ficou bem legal, é bem bacana, mas precisa de manutenção para se manter bonito”, opina a auxiliar administrativa Sthefany Ribeiro, de 29 anos.

O calçadão da Braguinha tem duas decorações diferentes, os guarda-chuvas começam da Praça Coronel Fernando Prestes até a rua Monsenhor João Soares. Deste ponto, até a rua Souza Pereira, a decoração é composta por luzes, ainda da decoração de Natal que permanecem por lá. “Essa decoração aqui na verdade é decoração de Natal, já era para ter sido tirada e colocada uma outra. Apenas parte das luzes funcionam, o resto não funciona mais”, informa o gerente de uma loja, Rubens Aparecido Daniel, de 63 anos.

A cobertura dos bulevares Braguinha e Barão do Rio Branco é um projeto da prefeitura de Sorocaba, apresentado pela Associação Comercial de Sorocaba (Acso). Segundo matérias publicadas pelo Cruzeiro do Sul, o anúncio das obras foi feito em julho de 2023 e as obras teriam início em 2024, mas até então, apenas a decoração foi implementada.

Segundo a Acso, o projeto elaborado pelo arquiteto Alan Nunes foi entregue à Prefeitura de Sorocaba e a responsabilidade pela sua implementação ficou com a Secretaria de Parcerias.

Segundo a Secretaria de Parcerias, a fase atual é de revisão para que seja finalizado e formalizado entre a Prefeitura e a Acso. “Está mantida a intencionalidade de execução, por meio de operação de crédito, a ser futuramente contratada pelo Poder Público Municipal”, informa a prefeitura, ainda sem previsão de execução.

Melhorias

A Acso já realizou outras intervenções na região central, para melhorar a segurança de comerciantes, moradores e visitantes. Em janeiro deste ano, foi instalado o Sistema Integrado Inteligente de Monitoramento (SIIS) em um trecho da Barão do Rio Branco.

O poste com iluminação possui um recurso de análise inteligente de vídeos; telemetria (medição e acompanhamento de dados remotamente); videomonitoramento; aferição de temperatura e de índice de chuva; Wi-fi gratuito e alarme sonoro de emergências.

A câmera 360 graus ainda faz a leitura de placas de veículos e controle facial de pessoas procuradas pela Justiça. O investimento foi feito pela Acso, com um valor anual de R$ 150 mil. Na região central foram instaladas ainda 32 lixeiras pela entidade, por meio do programa Adote Sorocaba.