Tapa-buraco deixa asfalto irregular na zona industrial

Avenidas Victor Andrew e Fernando Stecca têm rachaduras e remendos mal acabados

Por Thaís Verderamis

Remendos provocam desníveis na pavimentação de vias que têm trânsito intenso

Rali, uma competição de carros que pode ser disputada em estradas de asfalto ou de terra. É assim que a moradora Juliana Bueno, moradora do condomínio Ibiti Reserva, imagina quando passa dirigindo pela avenida Victor Andrew, na zona industrial de Sorocaba.

Segundo a moradora, o trecho sentido bairro-centro está com rachaduras e com diversos remendos no asfalto, que acabam causando desníveis perigosos para os motoristas, caminhoneiros e motociclistas. “O trânsito fica mais complicado, porque os carros vêm em alta velocidade e têm que parar bem na parte onde falta manutenção do asfalto. Eu conheço o percurso, mas para quem não conhece é perigoso. Parece que estamos fazendo rali com o carro”, observa Juliana.

O frentista Fábio Pereira conta que presenciou acidentes na avenida. “Acidente é direto aqui e o asfalto ajuda”, diz ele. A autônoma Daniele Moscosqui trabalha na avenida Victor Andrew, vendendo frutas frescas. Ela vê a dificuldade de motoristas ao transitar pelo local. Durante um minuto de conversa da reportagem no local, um motociclista passou “pulando” a lombada, por não conseguir enxergar o redutor de velocidade devido à pintura gasta.

“É bem complicado. Quando a pista não está com problemas, a lombada não tem a sinalização certa, está apagada já. Bastante gente não enxerga, é bem arriscado”, explica Daniele.

Problema semelhante ocorre na avenida Fernando Stecca. O administrador de empresas Antonio Carlos Ferreira dos Santos comenta sobre o serviço de tapa-buraco da via. “Antes existiam buracos. Agora estão jogando a massa asfáltica e não estão nivelando. Estão tirando o buraco e colocando como se fosse uma lombada mal feita”, reclama o administrador.

A situação é evidente para motoristas que passam pelo local. “O trecho está bem ruim, com muito desnível, recapeamento que acaba deixando como se fossem buracos. E à noite falta iluminação. Você não enxerga bem, acaba tendo de desviar e pode acontecer acidente por ter de sair da sua faixa para desviar de um buraco e pegar outro carro”, conta o técnico de sistemas de segurança, Carlos Átila.

A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) de Sorocaba informa que as avenidas Victor Andrew e Fernando Stecca recebem serviços de tapa-buraco periodicamente, mas não há previsão de recapeamento. A Serpo afirma também que a substituição das lâmpadas por iluminação de led nas duas vias está na programação.

A Secretaria de Mobilidade (Semob), por sua vez, respondeu que equipes técnicas vão aos locais indicados para verificar a sinalização de solo e, conforme as condições, colocar os serviços na programação.