Com aumento de casos, ações de combate à dengue devem ser contínuas

Sorocaba tem 866 casos confirmados da doença; novo boletim foi divulgado nesta quinta-feira (20)

Por Thaís Marcolino

Agentes da Prefeitura de Sorocaba fizeram recentemente nebulização no Vitória Régia, um dos bairros com alta incidência do mosquito transmissor da doença

Nos boletins divulgados pela prefeitura sobre a proliferação da dengue em Sorocaba, os casos não param de crescer em 2025. No mais recente, emitido nesta quinta-feira (20), são 866 casos, 95 a mais do publicado na terça-feira (18). Até o momento, uma mulher morreu e outros dois óbitos estão em investigação. Com o aumento exponencial, as ações de combate não podem parar.

Conforme a Zoonoses, as equipes têm realizado ações preventivas e de combate, como visitas de porta em porta, bem como a remoção de potenciais criadouros e aplicação de larvicida. Também são feitas as nebulizações para eliminar as formas adultas do mosquito vetor, possivelmente infectadas com o vírus, para controlar a disseminação da doença em uma determinada região.

A proliferação está bem alta em Sorocaba. Em levantamento divulgado no começo do mês, o índice larvário está em 8,2, ou seja, a cada 10 casas, os profissionais encontram larvas do mosquito aedes aegypti em oito delas.

Para evitar que a situação complique cada vez mais, a colaboração da população é essencial. Orienta-se que os moradores eliminem os locais que acumulam água, como vasos de plantas, pneus, copos, etc. Uma dica é manter ralos com pouco uso fechados e dispensar no local uma colher com detergente ou sabão em pó. Após cada chuva ou ao lavar o quintal, repetir esse tratamento.