Chuva forte alaga ruas de Sorocaba e causa transtornos no trânsito

Defesa Civil havia emitido alerta severo; vias foram interditadas temporariamente, e equipes da prefeitura atuaram para minimizar os impactos

Por Vanessa Ferranti

Alagamento na Praça da Bandeira

Os moradores de Sorocaba sofreram, mais uma vez, no fim da tarde de desta terça-feira (18), com transtornos, trânsito e alagamentos em diversos pontos da cidade ocasionados pela forte chuva. Foram registradas enchentes, quedas de árvores e enxurradas. Uma escola municipal também ficou alagada. Além disso, granizo foi registrada na zona oeste da cidade. 

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, houve interdições na rua Padre Madureira (com veículos desviados para a avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes) e na avenida Dom Aguirre (sentido bairro/centro - em frente ao Atacadão), devido a alagamentos. O mesmo aconteceu na avenida Afonso Vergueiro e imediações da Praça da Bandeira. No início da noite, a água baixou e as vias foram liberadas. Já a avenida XV de Agosto, foi fechada por volta das 19h15 de hoje.

Uma grande enxurrada também atingiu o Jardim Matilde, na região da Vila Rica. Márcio Alexandre Berto, morador do bairro há mais de 40 anos, ficou assustado e preocupado com a situação. “Derrubou árvore, a água está entrando dentro das casas, vai ser díficil sair para trabalhar amanhã porque danificou o asfalto. A sorte que parou de chover, se continuar, vai ser ainda pior”, contou.

Também foi identificado acúmulo de água na avenida Armando Sales de Oliveira e queda de árvore no Jardim Simus e e na avenida São Paulo. Agentes de trânsito coordenaram o fluxo de veículos nesses pontos. Na rua Souza Pereira, no Centro, tapumes de um posto de combustíveis em obras se espalharam. Após o temporal, trabalhadores retiravam o que sobrou os objetos do local.

O Cruzeiro do Sul também recebeu imagens de alagamento no Centro de Educação Infantil (CEI) 09 “Fernando Rios”, no Jardim São Marcos. Segundo a mãe de uma aluna, o problema é comum no local. “Sempre que chove um pouco mais forte acontece isso”. A reportagem entrou em contato com a prefeitura sobre o caso, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

Outro transtorno registrado nesta norte (18) foi a falta de energia na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, em frente a Prefeitura. Um dos semáforos, sentido centro, ficou apagado por alguns minutos e o trânsito ficou intenso no local.

Atendimento continua

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), com apoio das demais secretarias, Saae/Sorocaba e Urbes - Trânsito e Transportes, informou que mantém equipes mobilizadas para monitorar e atuar na cidade. A Administração Municipal ressaltou também que implementa no município a Campanha SP Sempre Alerta ­Operação Chuvas 2024/2025, no período de 1º de dezembro a 31 de março, seguindo diretrizes estaduais.

Em casos de emergências, a população deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193) ou com a Defesa Civil (199).

Mais de 40 mm

Em poucas horas choveu 41.33 mm em Sorocaba, segundo o Centro Nacional de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden). A região com maior volume de chuva foi o Cerrado, seguido do Jardim Saira (28.4 mm), Éden (11.8 mm), Morros (9 mm), Retiro São João (7.4 mm) e Brigadeiro Tobias (7 mm). A estação pluviomátrica posicionada no Aparecidinha não registrou precipitação.

Já o rio Sorocaba, conforme a prefeitura, atingiu 1.20 m acima do normal. Desta vez, não ocorreu o transbordamento do rio na avenida Dom Aguirre, por exemplo.

** matéria atualizada às 20h44