Moradores reclamam de falta de iluminação

Jardim São Camilo, zona norte de Sorocaba, tem espaço escuro entre escola e casas

Por Cruzeiro do Sul

Segundo os moradores, trecho está sem iluminação há três anos

 

Moradores do Jardim São Camilo, na zona norte de Sorocaba, estão incomodados pela falta de iluminação em um trecho do bairro. O local é um corredor, entre a Escola Municipal Professor Amin Cassar e as casas, localizado na rua Professor Alberto Rossi.

Com a ausência de luzes, durante a noite, o lugar fica totalmente escuro e aumenta a sensação de insegurança por parte das pessoas.

De acordo com o designer Lucas de Sousa, de 50 anos, o trecho está sem iluminação há três anos. Embora com baixa frequência, ele relata que já aconteceram furtos e roubos no local, além de ser um ponto de encontro para usuários de drogas. “Essa situação impacta a minha vida e a vida de outros moradores do bairro, por ser muito perigoso”, afirma.

A encarregada de limpeza Ivoneide Alves Vitalino, de 57 anos, se mudou para o Jardim São Camilo há cerca de um ano. Todos os dias, quando vai embora do trabalho por volta das 20h30, a moradora passa pelo trecho com a lanterna do celular ligada. Esse é o único jeito de enxergar, segundo ela.

“Tem os postes por dentro do muro da escola, mas as lâmpadas não são acesas. A diretora falou para o meu esposo que a fiação foi roubada”, conta Ivoneide. “Depois disso, colocaram guarda 24h, mas por que não colocaram a fiação novamente também? Facilitaria a passagem e até mesmo o patrulhamento”.

Além dos usuários de drogas e furtos, ela ainda se queixa do mato alto, que atrai escorpiões para a região. O corredor é passagem para muitos moradores, principalmente para aqueles que usam transporte público. Ainda que ela e demais residentes do bairro tenham se queixado para a Prefeitura e solicitado melhorias, a situação permanece a mesma.

O que diz a prefeitura?

Ao ser questionada pelo Cruzeiro do Sul, a Prefeitura informou sobre a medida de proteção. Além da Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar também mantém policiamento no local. Conforme a Administração Municipal, somente em 2025, a força de segurança municipal realizou 62 patrulhamentos e quatro atendimentos na região, sendo nenhum de furto ou roubo. Já no ano passado, foram 34 atendimentos e um furto registrado pela equipe.

Sobre a ausência de iluminação, o governo municipal garantiu que será enviada equipe técnica ao endereço mencionado para tomar as providências e futura implantação, junto a CPFL Piratininga. Além disso, ressaltou o trabalho feito pelo “HumanizAção” e pela “Operação Ferro-Velho”.

A Secretaria da Educação (Sedu) informa que a ausência de iluminação não interfere nas atividades da Escola Municipal Professor Amin Cassar, uma vez que a unidade não possui Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desta forma, a última turma é liberada por volta das 17h, antes de escurecer. A pasta municipal ainda acrescenta que a instituição mantém um posto de vigia 24h. (Da Redação)