Microempreendedor vai às ruas protestar contra furtos e roubos

"Wanel Ville — Lugar de gente infeliz" é o que traz a faixa que o manifestante apresentou, principalmente, na avenida Elias Maluf

Por Vanessa Ferranti

Henrique Paiva Teixeira mora há 13 anos no bairro e confeccionou a faixa, pois não aguenta mais a insegurança no local

Se você é morador de Sorocaba, provavelmente já ouviu aquele famoso slogan “Wanel Ville — Lugar de gente feliz!”. No entanto, a população do bairro não está nada contente por causa da onda de furtos e roubos que assola aquela região. Para chamar a atenção das autoridades, um morador resolveu protestar. Na avenida Elias Maluf, um dos principais acessos ao bairro, ele segurava uma faixa com os seguintes dizeres: “Wanel Ville 5 — lugar de gente infeliz. Não suportamos mais furtos e roubos. Sr. prefeito exigimos providências urgentes”.

O autor da pacífica manifestação é do microempreendedor Henrique Paiva Teixeira. Morador do Wanel Ville há 13 anos, ele conta que teve a ideia de confeccionar a faixa, pois não aguenta mais a insegurança no local. Desde que se mudou para o bairro da zona oeste de Sorocaba é obrigado a conviver com os furtos e roubos. “Quero chamar a atenção das autoridades, principalmente da Prefeitura de Sorocaba”, afirma.

Henrique destaca que, toda semana, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) é entrevistado pela rádio Cruzeiro FM 92,3 e a falta de segurança no bairro é um dos assuntos abordados. “O pessoal da rádio tem nos ajudado e tem tocado no assunto com o Manga. Ele tem falado a respeito, mas é aquela mesma história: ‘vamos fazer, vamos criar’, mas nada resulta. Vamos, vamos e nada, entendeu?”, reclama.

O microempreendedor revela já ter sido furtado quatro vezes. Entre os objetos levados estão materiais para construção, fiação, telhas e uma escada. Acrescenta que tem conhecimento de que outras pessoas do bairro enfrentam o mesmo problema. “O meu vizinho, por exemplo, teve o carro roubado quando chegava em casa, por volta das 19h”, atesta.

Ainda conforme Henrique, os criminosos também levam material para construção — escada, carrinho e fio. “O que tiver eles levam. Esse problema é recorrente aqui [no Wanel Ville]. Na semana passada, duas pessoas invadiram uma construção que há ao lado da minha casa, eles subiram pelo muro, atravessaram o telhado da garagem, entraram na casa do vizinho, viram que não tinha nada no quartinho, mas mesmo assim pegaram uma telha sanduíche e levaram embora”, denuncia.

Problema recorrente

Esta não é a primeira vez que os moradores da zona oeste reclamam da onda de furtos e roubos. Em dezembro do ano passado, por exemplo, o Cruzeiro do Sul tratou do mesmo problema com moradores dos bairros Jardim Simus, Vila São Caetano e Jardim Zulmira.

Para tentar melhorar a segurança daquela região, representantes dos moradores vão se reunir com o Conselho de Segurança Comunitário (Conseg), no dia 13. Eles esperam a presença de autoridades para poderem repassar as demandas e cobrarem providências.

 

 

GCM realiza patrulhamento, garante a prefeitura

 

A Prefeitura de Sorocaba foi questionada sobre a onda de furtos e roubos que assola os bairros da zona oeste da cidade, em particular ao Wanel Ville 5, motivo do protesto do microempreendedor Henrique Paiva Teixeira.

Por meio de nota, alega que mantém equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) atuantes 24 horas por dia, realizando o patrulhamento preventivo nos espaços e próprios públicos, com vistas à segurança do patrimônio e, principalmente, da população, seguindo o que preceitua a Constituição Federal e a Lei Federal 13.022/14.

“Mesmo sendo a Polícia Militar (PM) responsável pelo policiamento ostensivo, a GCM está atenta e acompanhando de perto as demandas, dando sempre apoio às ações da PM, antecipando a questões de segurança e adotando medidas de inteligência e preventivas, inclusive na zona oeste e na região do bairro Wanel Ville”, destaca.

A prefeitura alega ainda que, no ano passado, a GCM realizou 1.737 patrulhamentos preventivos na região do Wanel Ville e inaugurou uma base da corporação no bairro. Acrescenta que tem realizado a Operação Ferro-Velho para fiscalizar este tipo de estabelecimento e coibir casos de receptação de materiais sem procedência ou alvo de furto.

Outra iniciativa, continua a prefeitura em nota, é a Operação Delegada, via convênio com o Governo do Estado, para contar com a atuação de PMs, nos horários livres de escala de trabalho, atuando como agentes do serviço público municipal, de forma a dar sequência às operações conjuntas.

Em queda

Por sua vez, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado informa que a Polícia Militar orienta suas operações com base nos índices criminais e denúncias da população, direcionando patrulhas para os chamados “hot spots” — áreas com maior concentração de crimes para desenvolver políticas de enfrentamento à criminalidade.

Ainda conforme a SSP, na área do 9º Distrito Policial, da qual pertence o Wanel Ville, os roubos e furtos, em geral, apresentaram queda de 27,1% e 20,4%, respectivamente, durante 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Além disso, foram presas e apreendidas 2.601 pessoas, enquanto 240 armas de fogo ilegais foram retiradas das ruas (alta de 33,3%). A Pasta reforça a importância do registro do boletim de ocorrência para que os casos sejam devidamente investigados e os criminosos presos.