Recadastramento do Bolsa Família é prejudicado

A Secretaria da Cidadania (Secid) da Prefeitura de Sorocaba afirma que a empresa que prestava o serviço decidiu não prorrogar o contrato

Por Cruzeiro do Sul

Secretaria da Cidadania estabeleceu, em 2024, parcerias com mais de 50 instituições sociais atuantes na cidade

Moradores do Jardim Ipiranga enfrentam dificuldades no atendimento ao Cadastro Único (CadÚnico) devido à falta de uma empresa terceirizada responsável pelo processo.

Desde outubro, o recadastramento do Bolsa Família, crucial para a atualização de dados dos beneficiários, está sendo adiado, gerando incertezas entre as famílias da região.

Luiz Adolfo Dias, um dos cidadãos que procurou o Centro de Referência em Assistência Social - Cras para realizar o recadastramento, expressou sua insatisfação: “Os funcionários falaram para mim que não conseguem me atender por motivo de sobrecarga no trabalho. Estou aguardando desde outubro, e nada foi resolvido”, desabafou. Ele também relatou que, ao tentar ser atendido, foi informado de que o recadastramento está temporariamente suspenso.

Resposta do Paço

A Secretaria da Cidadania (Secid) da Prefeitura de Sorocaba afirma que a empresa que prestava o serviço decidiu não prorrogar o contrato, o que levou à abertura de um novo processo licitatório para a contratação de uma nova empresa. O processo está em fase final e, conforme a Prefeitura, “não houve interrupção dos serviços, embora o processo tenha sido impactado pela transição”.

A Secid informou ainda que, enquanto o novo contrato não é finalizado, as famílias que compareceram ao Cras para atualização do CadÚnico teriam sido encaminhadas para a Secretaria da Cidadania, onde a equipe da Vigilância Socioassistencial realizou os atendimentos e forneceu vale-transporte aos beneficiários. (Da Redação)