Defesa Civil renova alerta para chuvas e prorroga gabinete de crise

Sorocaba está na lista das regiões mais afetadas

Por Da Redação

Última chuva razoável na cidade, de 11 milímetros, ocorreu no final de maio, de acordo com a Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta para a continuidade das chuvas intensas nos próximos dias, com acumulados expressivos previstos até quarta-feira (5).

As regiões mais afetadas incluem Sorocaba, Vale do Ribeira, Itapeva, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, a capital e a Região Metropolitana de São Paulo, além da Baixada Santista, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campina, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba.

Conforme a Defesa Civil, devido ao alto volume de chuvas registrado nos últimos dias, o gabinete de crise será prorrogado até quarta-feira (5), funcionando presencialmente das 14h às 22h. A intenção é continuar o monitoramento da situação e coordenar ações emergenciais.

Recomendações da Defesa Civil

Evite transitar por locais alagados; fique atento a qualquer movimentação de solo, rachaduras ou inclinação de árvores e postes; moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes; acompanhe a previsão do tempo e atualizações pelos canais oficiais da Defesa Civil.

Os canais de contato, em caso de emergências, são: o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).