Caminhões de concreteiras estariam evitando balança da Castelo Branco
Desvio inclui cerca de 6 km de asfalto e 5 km de terra, aumentando o trajeto em até 3 km em relação à rota regular
O trajeto utilizado por caminhões de concreteiras para fugir da balança localizada no km 95 da rodovia Castelo Branco (SP-280), no Caguaçu, em Sorocaba,tem gerado reclamações e levantado questões sobre os impactos ambiental e viário na região. Empresas próximas ao trevo do km 99 da rodovia, na ligação entre Sorocaba e Porto Feliz, desviam por estradas de terra para evitar a fiscalização de peso.
De acordo com José Vaz de Gonçalves, morador da região, o desvio inclui cerca de seis quilômetros de asfalto e cinco quilômetros de estrada de terra, aumentando o trajeto em até três quilômetros em relação à rota regular.
“A única lógica é fugir da balança. Essas estradas de terra não suportam o peso dos caminhões e estão sendo destruídas. Sem exagero, passam por aqui cerca de 50 caminhões de concreto diariamente”, relata.
Qual é a punição?
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece penalidades para motoristas que evitam as balanças de pesagem obrigatória, fixas ou móveis. Segundo o artigo 278, o condutor que não submeter o veículo à pesagem estará sujeito à penalidade prevista no artigo 209, além de ser obrigado a retornar ao local para realizar a pesagem.
O artigo 209 determina que é infração transpor bloqueios viários sem autorização, deixar de acessar áreas destinadas à pesagem de veículos ou evadir-se para evitar o pagamento de pedágio. A violação é considerada grave, resultando em multa de R$ 195,23 e acréscimo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Diferentemente das infrações relacionadas ao excesso de peso detectado na balança, cuja multa pode ser direcionada à transportadora ou ao embarcador, no caso de evasão, o próprio motorista é responsabilizado pelas penalidades.
A Polícia Rodoviária informa que a fiscalização nas rodovias é feita por câmeras e radares que automaticamente registram a infração de evasão de balança, conforme o CTB. Nos casos de desvio por vias externas à rodovia, a penalidade dependerá da constatação de dolo na ação, por meio de fiscalização específica do peso do veículo.
“Vale ressaltar que o Policiamento Rodoviário executa a fiscalização somente nas rodovias do Estado de São Paulo. Outras áreas, vias ou estradas são de competência do Policiamento Territorial ou de outros órgãos responsáveis”, declarou a corporação.
Estragos e riscos à segurança
José Vaz, ou Seu Zé, como é conhecido, afirma que os caminhões trafegam em alta velocidade, ignorando os limites permitidos, e questiona se as vias suportam o peso excessivo dos veículos.
“Hoje mesmo passou um caminhão a toda velocidade. Não respeitam o limite nem a infraestrutura da estrada”, afirma José.
O problema ocorre desde o início da construção da fábrica de uma montadora, no km 91 da rodovia Castelo Branco. O polo de concreteiras próximo ao trevo é formado por quatro ou cinco empresas que fornecem concreto para indústrias e obras na região.
Outro lado
Questionada sobre a situação, a empresa Supermix Concreto afirmou que está ciente do problema e que, até então, não havia identificado essa situação em seu sistema de rastreamento devido ao fato de a rota incluir um trecho de estrada de terra.
“Após sua advertência, estaremos orientando toda a equipe e monitorando para que esta situação não se repita. Em nome da Supermix Concreto, pedimos desculpas pelo inconveniente e estamos à disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento”, declarou a empresa.
Sobre os motivos para a escolha da rota, a Supermix negou que os caminhões estejam evitando a balança e afirmou que essa é uma rota mais curta. No entanto, garantiu que, após as reclamações, alertou seus motoristas e colaboradores sobre a questão.
Questionamentos ao DER
A reportagem entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para questionar as medidas que estão sendo tomadas para coibir essa prática e mitigar os impactos na região.
O órgão informou que “após a conclusão de licitação em andamento, vai instalar balanças de pesagem na SP-97, com equipamentos do tipo IPNA, para combater a evasão de pesagem e evitar sobrecargas que possam comprometer a segurança”.
Ainda segundo o DER, a rodovia Castelo Branco já conta com fiscalização fixa. (João Frizo - programa de estágio)