Equipes da Prefeitura atendem ocorrências causadas pelas fortes chuvas
Após um acumulado de 72 milímitros, cerca de 21 pontos da cidade foram alagados
Com as chuvas que atingiram a região no começo da noite desta terça-feira (28), a Defesa Civil do Estado de São Paulo registrou 72 milímetros de chuva nas últimas 24 horas em Sorocaba, um dos maiores acúmulos em território paulista. Destes, 71 mm foram contabilizados entre 18h e 20h. O grande volume pluviométricos causou estragos e alagou, entre ruas e avenidas, cerca de 21 pontos na cidade.
Neste cenário, a Prefeitura de Sorocaba, com apoio das pastas municipais, Saae/Sorocaba e Urbes - Trânsito e Transportes, realiza a limpeza e desobstrução de córregos e da rede de drenagem nesta quarta-feira (29). Além disso, estão previstos também o bombeamento de água acumulada nos Reservatórios de Detenção de Cheias (RDCs), a limpeza das vias (com prioridade para na Av. Dom Aguirre), vistorias e higienização de imóveis, além de apoio social às famílias.
As principais avenidas da cidade, como Afonso Vergueiro, Ipanema, Itavuvu, Washington Luiz e Dom Aguirre, também sofreram com as fortes chuvas e foram interditadas. Desta forma, equipes também seguem com as limpeza na manhã desta quarta-feira (29). Por volta das 9h, a avenida XV de Agosto já estava liberada para o tráfego de veículos.
Acumulado de Chuva
Conforme dados da Defesa Civil, o acumulado em três dias em Sorocaba é de 124 mm e no mês todo, de 324 mm. O nível do rio Sorocaba chegou a ficar 1,9 metro acima do normal e segue baixando, com a régua marcando 40 centímetros.
Considerando o histórico, o órgão implementou na cidade a Campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas 2024/2025, no período de 1º de dezembro a 31 de março, seguindo diretrizes estaduais.
Os canais de contato, em caso de emergências, são: o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).