Chuva provoca, novamente, alagamentos em Sorocaba
Outra vez, praça da Bandeira, avenida Afonso Vergueiro e Terminal Santo Antônio são tomados pela enchente
Mais uma vez, o fim da tarde de ontem (28) foi de chuva e alagamentos em ruas e avenidas de Sorocaba. As enchentes prejudicaram os trabalhadores que retornavam para a casa. Por volta das 18h, a avenida Afonso Vergueiro, na região da Praça da Bandeira e do Terminal Santo Antônio, no Centro, foi tomada pela água, que foi drenada por volta das 19h e a via liberada para o trânsito.
O mesmo aconteceu na Dom Aguirre, na altura do Parque das Águas e na 15 de Agosto, onde as vias, igualmente, foram interditadas. Houve, ainda, bloqueios na avenida Ipanema, na travessa da rua Major Gambetta e avenida Dom Aguirre, na altura da Ponte Salomão Pavlovsky (pista bairro/centro). Agentes de trânsito coordenaram o tráfego nesses pontos e orientaram quanto a rotas de desvio. Já nas avenidas Antônio Carlos Comitre — na travessa da rua Assunção — e Washington Luiz, na travessa com a avenida Pereira Inácio, teve enxurrada.
Um trecho da avenida Antonio Bardella, na região do Alto da Boa Vista, alagou e dois carros ficaram ilhados. Segundo um dos motoristas, ele saiu do trabalho e enquanto passava pela via, a água subiu rapidamente. Os veículos foram empurrados e retirados da enchente. Até às 19h40, eles ainda aguardavam um guincho.
Segundo o Centro Nacional de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden), em seis horas, as estações pluviométricas marcaram 70,4 mm de chuva na cidade. A região mais atingida foi a do Jardim Saira. Ainda conforme a municipalidade, profissionais de diversas secretarias, entre elas a de Segurança Urbana, Saae e Urbes, estiveram in loco para as providências cabíveis. “A Defesa Civil de Sorocaba, inclusive, implementa no município a campanha SP Sempre Alerta Operação Chuvas 2024/2025, no período de 1º de dezembro a 31 de março, seguindo diretrizes estaduais. Os canais de contato, em casos de emergência, são: o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199)”, informou a prefeitura em nota.
Além das enchentes, foi registrada uma queda de árvore em cima de um veículo estacionado dentro de um clube da cidade. Não há informações de vítimas. (Colaboração de Thaís Marcolino)