Escolas iniciam ano letivo em ritmos diferentes na região

Por Cruzeiro do Sul

Volta às aulas está marcada para o dia 3 de fevereiro

Enquanto muitas escolas particulares já estão com as aulas em andamento, as redes públicas de ensino em Sorocaba e cidades da região se preparam para dar início ao ano letivo nos próximos dias.

Com diferentes calendários e dinâmicas, as instituições estaduais e municipais garantem o cumprimento de 200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

No Estado de São Paulo, o início das aulas para os estudantes da rede estadual está marcado para o dia 3 de fevereiro. O calendário escolar prevê dois períodos de planejamento docente antes do início das atividades de 29 a 31 de janeiro e de 18 a 22 de julho.

O ano letivo será dividido em quatro bimestres, com o recesso escolar de meio de ano programado entre os dias 3 e 22 de julho, e término das aulas no dia 12 de dezembro.

Sorocaba e região

Na rede municipal de Sorocaba, as aulas começam no dia 5 de fevereiro, conforme informado pela Secretaria de Educação (Sedu). Em cidades vizinhas, os calendários variam.

Votorantim: O sistema municipal de ensino, com 14.830 alunos distribuídos em 60 instituições, também retorna em 5 de fevereiro. O recesso de julho está previsto para o período de 14 a 25, enquanto as atividades escolares terminam em 19 de dezembro.

Salto: As aulas têm início em 3 de fevereiro e encerram-se em 9 de dezembro, completando os 200 dias letivos.

Itu: O início das aulas acontece um pouco mais tarde, em 10 de fevereiro, conforme comunicado pela administração municipal.

São Roque: A cidade, que conta com mais de 50 ensino e mais de 12 mil alunos, retoma as atividades escolares no dia 3 de fevereiro.

Preparação para  o novo ano letivo

As escolas públicas estão finalizando os últimos ajustes, como planejamento pedagógico, manutenção de infraestrutura e entrega de materiais escolares. (João Frizo - programa de estágio)