Verão começa hoje no Hemisfério Sul

Estação mais quente do ano deve ser mais chuvosa que o normal

Por Vinicius Camargo

Calor e maior exposição ao sol exigem cuidados com a alimentação e a saúde

O verão 2024/2025 no Hemisfério Sul começa às 6h21 de hoje (21) e termina às 6h03 do dia 20 de março de 2025. Segundo o Climatempo, no Brasil, a estação deve ser mais chuvosa do que o normal, mas estável. Não estão previstas grandes ondas de calor e eventos extremos.

De acordo com a agência de previsões meteorológicas, neste verão não haverá grandes efeitos do El Niño. Com isso, ao contrário do ano passado, não devem ocorrer ondas de calor e desastres naturais. Os oceanos permanecem quentes, com tendência de resfriamento apenas no Pacífico Equatorial na costa do Peru. Contudo, não há possibilidade de formação da La Niña. Esse fenômeno causa grandes alterações nas temperaturas e no clima, como chuva intensa em determinadas regiões e seca severa em outras.

O fato de o Pacífico equatorial estar mais frio será responsável pelo aumento das chuvas no Brasil. Durante a estação, outros fenômenos mensais podem influenciar no aumento ou redução das precipitações em diferentes áreas. As pancadas mais volumosas e frequentes devem ocorrer nas regiões sudeste, centro-oeste, em partes do norte e trechos do nordeste.

Quanto às temperaturas, a projeção de mais nebulosidade e chuva vai evitar o calor intenso no centro-oeste e sudeste. Isso já aconteceu no verão passado. Também não há expectativa de ondas de calor para todo o Brasil. Porém, o sul e o norte devem ter períodos bem quentes.

No sudeste, especificamente, haverá alternância entre semanas chuvosas e com temperaturas próximas ou abaixo da média e outras de calor e pancadas típicas da época.

Cuidados

Mesmo com a previsão de clima menos quente, a população deve cuidar da saúde para atravessar o verão sem dificuldades. A principal orientação, sobretudo para crianças e idosos, é manter a hidratação regular. Segundo o diretor clínico do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES), Marcos Paulo Loewenthal Pimentel, como o suor aumenta no calor, o organismo perde mais água. Por isso, indica-se a ingestão de, pelo menos, dois litros de água por dia. Água de coco, chás claros, isotônicos e sucos de frutas também são recomendados.

Alimentar-se saudavelmente, com consumo de frutas, legumes e verduras, é outra recomendação importante. O médico informa que uma dieta balanceada repõe as energias e os sais. Por outro lado, refeições gordurosas devem ser evitadas, pois podem gerar problemas. A mesma dica vale para produtos crus, devido à propagação de bactérias. Nesse sentido, Pimentel destaca ser essencial e verificar a procedência e as condições de todas as comidas. “Os alimentos tendem a se degradar mais facilmente no calor, ocasionando, assim, um aumento nas doenças infectocontagiosas, doenças gastrointestinais, diarreia, vômitos”, diz ele. “Além do quadro infeccioso, esses problemas acabam piorando a desidratação.”

Deixar a pele desprotegida também acentua a desidratação, porque causa insolação. “Nada mais é do que uma alta exposição ao sol em que a pessoa acaba desidratando de maneira mais intensa e tem outras consequências clínicas”, explica o médico. Esse aquecimento excessivo do corpo pode ser evitado com a não exposição ao sol entre 10h e 16h, quando os raios estão mais fortes.

Usar bloqueador solar, que é diferente do protetor, inclusive nos lábios, é outra medida primordial. De acordo com Pimentel, o fator deve ser de, no mínimo, 30 para peles negras e de 40 para claras. “O protetor, teoricamente, deixa passar um pouco de luz solar e, mesmo usando, você pode se queimar um pouco. Depende do fator, se queima mais ou menos. O bloqueador solar não deixa passar qualquer raio e evita queimaduras”, esclarece ele. Outros itens, como óculos escuros e bonés, elevam a proteção.

 

Deve chover hoje e amanhã na região de Sorocaba

 

Hoje (21), primeiro dia do verão, há 99% de chance de chover durante o dia, conforme previsão do Climatempo. O céu fica nublado de manhã e à tarde. À noite, as pancadas param e as nuvens somem. As temperaturas ficam amenas, com mínima de 21ºC e máxima de 27ºC. Amanhã (22), haverá sol pela manhã e muitas nuvens em todos os períodos. A possibilidade de chuva é de 77%. De manhã, a precipitação deve ser mais forte, mudando para a condição de garoa à tarde e à noite. Os termômetros quase não terão alteração, com a mesma mínima de hoje e máxima de 28ºC.