Moradores reclamam de falta de água em bairros da zona oeste

Interrupção seria provocada pelas obras que o Saae executa; autarquia garante que abastecimento está normalizado

Por Cruzeiro do Sul

Serviços são realizados na travessia sobre o córrego do Jardim Magnólia, localizada na rua Evaristo da Veiga

A falta de água em vários bairros da zona oeste de Sorocaba está gerando transtornos para os moradores que relatam estar sem abastecimento há dois dias.

Morador da região, Luís Honório abriu uma queixa diretamente no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) pedindo explicações sobre o motivo da interrupção e cobrando a conclusão das intervenções emergenciais. Ele expôs sua insatisfação afirmando que “os moradores estão ficando impacientes”.

Há relatos ainda de que a interrupção é resultado das obras que o Saae realiza na travessia sobre o córrego do Jardim Magnólia, localizada na rua Evaristo da Veiga.

As chuvas intensas do fim de outubro e do início de novembro causaram danos no trecho, o que levou à necessidade de substituição das antigas tubulações.

O que diz o Saae?

O Saae, por sua vez, alega que as obras tiveram início ontem (12) e que devem ser concluídas em até 30 dias. Explica que a intervenção consiste na retirada dos restos da antiga estrutura e na instalação de 24 aduelas de concreto para melhorar a resistência e a capacidade de escoamento.

Após a instalação das aduelas, continua a autarquia, serão feitas a vedação entre as peças e a concretagem dos dispositivos de suporte. Na sequência, ocorrerá o aterramento da área, pavimentação e sinalização do trecho afetado.

Paralelamente, o córrego passará por um processo de manutenção e limpeza, visando à remoção de sedimentos acumulados entre as ruas Evaristo da Veiga e Assis Chateaubriand.

Outras intervenções

O Saae informa ainda que a via está interditada ao trânsito de veículos e devidamente sinalizada. A alternativa para os motoristas é utilizar a rua Assis Chateaubriand.

No fim de semana passado, uma equipe da CPFL Piratininga realizou a substituição de um poste que cedeu com o afundamento da calçada, causado pela mesma deteorização estrutural.

Nesta segunda-feira (11), o Saae realizou a manutenção da rede de adução e distribuição de água no local. O objetivo é garantir o abastecimento nas áreas mais próximas.

Por fim, a autarquia garante que o abastecimento já está normalizado, apesar de os moradores indicarem que ainda há problema de abastecimento em algumas áreas. (João Frizo - Programa de estágio)

BAIRROS QUE ESTÃO SEM ÁGUA

Jardim América
Jardim Belmejo
Jardim dos Estados
Jardim Europa
Jardim Magnólia
Jardim Paulistano
Jardim Refúgio
Vila Jardini