Prefeito promete clube de graça e Recreativo não se manifesta
No fim de semana, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), usou as redes sociais para anunciar que a população terá livre acesso à sede campestre do Clube União Recreativo. Conforme ele, a partir de janeiro, crianças e adultos poderão usar a piscina, as quadras poliesportivas e o playground do local.
O Cruzeiro do Sul tentou, junto à Secretaria Municipal de Comunicação, buscar mais informações sobre a iniciativa. Assim, soube que uma parceria entre a Prefeitura e o Recreativo foi firmada, que o acordo não trará custos aos cofres públicos e que mais detalhes serão divulgados apenas em janeiro, mês em que é realizado o Programa Férias Quentes.
Já a administração do Recreativo não retornou, até o momento, os contatos feitos pelo jornal. Ao clube, foram enviados os seguintes questionamentos: se o acordo foi realmente firmado; se haverá critérios para a população frequentar o local; se os munícipes terão de fazer exame médico para usar a piscina e se os sócios poderão ir ao clube normalmente.
Para o uso da piscina, por exemplo, a dermatologista Christiane Radaic Rocha considera essencial a realização de exame médico, pois a água é fonte de propagação de doenças.
Pessoas com machucados ou cortes na pele podem contrair, principalmente, micoses em piscina coletiva. A mais conhecida é a frieira. Conforme a dermatologista, a contaminação não acontece só na água, mas também na demora para trocar de roupa após exercícios físicos, devido à transpiração ou quando se usa o mesmo calçado muitas vezes sem higienizá-lo.
Christiane explica que “o fungo gosta de umidade e de calor. Ele já faz parte do nosso organismo, só que entra em um estágio infectante e, aí, pode contaminar outras pessoas”.
Ao contrário do que se pensa, as micoses não atingem apenas os pés e sim o corpo e até o couro cabeludo, acrescenta a médica. Já outos tipos acometem especificamente as unhas. Há, ainda, infecções bacterianas. Uma delas é a impetigo (lesão em volta de orifícios, como boca e nariz), mais comum em crianças. “É uma doença com taxa de infectividade muito alta”, afirma.
Pessoas com machucados ou cicatrizes de cirurgias, por exemplo, são mais propensas a se contaminar. Por isso, a dermatologista as orienta e não frequentar esses locais até as lesões sumirem.
Mutirões
Por isso, Christiane defende a realização de mutirões de exames médicos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Além das doenças citadas, a avaliação poderia detectar outras mais graves”, justifica. “Como a pessoa tem de tirar roupa, se for um dermatologista [fazendo a análise] também já pode ver se há sinais de câncer de pele.”
Patinetes elétricos
Além do uso do Recreativo Campestre, o prefeito promete ainda oferecer os patinetes elétricos de graça, em janeiro, à população, também como parte do Programa Férias Quentes. Mesmo sem divulgar a programação, Manga diz que haverá atrações no Parque das Águas e no Paço.