Chuvas causam alagamentos em Sorocaba
Segundo a Defesa Civil do Estado, Sorocaba foi a cidade paulista onde mais choveu nessas 24 horas
Sorocaba enfrentou chuvas intensas que resultaram em alagamentos significativos em várias regiões. Segundo a Defesa Civil local, o volume de chuva registrado das 7h de terça-feira (5) às 7h de ontem (6) foi de 116 milímetros. A Defesa Civil estadual informou que Sorocaba foi a cidade paulista em que mais choveu nessas 24 horas. O acumulado em três dias no município totaliza 152 mm e no mês de novembro, 223 mm.
A avenida 15 de Agosto ficou alagada após as chuvas intensas. Um trecho da avenida Dom Aguirre, próximo ao Parque das Águas, também foi interditado ontem. Rotas alternativas foram sinalizadas, informou a Secretaria de Mobilidade (Semob). Chuvas mais fortes costumam impedir o trânsito nessas duas vias, que fica nas margens do rio Sorocaba e cujo nível chegou a subir ontem 1,3 metro acima do normal.
No bairro de Brigadeiro Tobias, as enxurradas em ruas de terra abriram crateras e valetas, dificultando o acesso às residências. José Lucas trabalha próximo da estrada do Império, no bairro Genebra, comenta que em dias de chuva a estrada fica intransitável. “A estrada fica toda cheia de buracos e o acesso das crianças à escola municipal Tadeusz Jozefczyk fica praticamente impossível”, diz Lucas.
No bairro Mineirão, um dos locais mais afetados foi a rua Antônio Furtado Lopes, que também amanheceu alagada. Moradores relataram que o córrego próximo transbordou, tornando difícil a saída de suas casas.
Casal fica ilhado
O casal Allan Gustavo da Silva Domingues e Emilly Magalhães, residente no bairro Mineirão, enfrentou dificuldades após ficar ilhado devido ao alagamento das ruas próximas à sua residência. O volume de água acumulado tornou o trajeto perigoso e deixou os dois sem opção segura para sair.
Ao lado de onde moram há um córrego e quando chove a água sobe, alaga a rua e invade as casas dos moradores que moram perto do riacho, diz Allan.
“Estamos morando no local há pouco tempo, um pouco mais de um mês e já nos deparamos com essa situação”, relata o morador do Mineirão que teve sua casa alagada devido à chuva. Segundo ele, os vizinhos, confirmaram que a situação é comum nas épocas de chuva forte e que o último morador da residência já havia saído por conta dessas ocorrências. “Financiamos a casa por uma agência, mas mesmo assim não nos avisaram que aqui era área de risco de alagamento”, disse o morador.
Alan e Emilly pretendem correr atrás de seus direitos porque, segundo eles, “não tem como morar em um lugar assim, sabendo que uma hora ou outra vamos perder todos os móveis que temos dentro da casa”.
Também moradora da rua Antônio Furtado Lopes, no bairro Vila Mineirão, Eliana de Paula relatou que vai procurar outra casa devido aos problemas causados pela chuva. “Moro de aluguel e já vou procurar outro lugar, impossível ficar aqui. Não perdemos nada, mas depois das chuvas soubemos de casos onde os moradores perderam tudo com as chuvas nesta rua”, contou Eliana.
Conforme informações da Defesa Civil de Sorocaba, outras áreas da cidade também sofreram com os alagamentos. Na rua Benedicto de Moraes, Jardim Herbert de Souza, houve destelhamento parcial de uma residência e moradores não precisaram sair. Algumas vias ficaram alagadas temporariamente na região central, no Jardim Vera Cruz, Central Parque e Retiro São João. Segundo a Defesa Civil, não houve relato de pessoa ferida, desabrigada ou desalojada.