Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba ocupa a segunda posição em ranking de mortalidade no trânsito

02 de Novembro de 2024 às 21:00
Imprudência, negligência e imperícia são causas de infrações de trânsito e de risco à vida, alega a Semob
Imprudência, negligência e imperícia são causas de infrações de trânsito e de risco à vida, alega a Semob (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Com 15,68 óbitos por 100 mil habitantes, Sorocaba ocupa a segunda posição no ranking de mortalidade no trânsito entre 25 cidades do Estado de São Paulo com mais de 300 mil habitantes. O índice considera uma população de 733.301 sorocabanos.

O levantamento é do Infosiga, Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, banco de dados administrado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). O monitoramento abrange o acumulado de 12 meses — de setembro de 2023 a setembro de 2024. Neste período, houve 115 mortes em acidentes de trânsito em Sorocaba.

Piracicaba lidera a lista, com 427.094 habitantes e taxa de mortes no trânsito de 16,86 para cada 100 mil. Ribeirão Preto aparece em terceiro lugar, com 704.874 moradores e média de 14,75 óbitos. Nos últimos meses, Sorocaba permanece no topo do ranking. Ficou na primeira posição em junho, caiu para a quarta em julho e subiu para a terceira em agosto.

No levantamento mais recente, a cidade fica acima de outras maiores, como Guarulhos, quinta colocada (1.293.335 guarulhenses e média de 14,23 mortes); e Campinas, a sexta na relação (1.140.133 de habitantes e 14,03 óbitos por 100 mil). O índice de mortalidade local supera, inclusive, o estadual, que é de 14,08%.

Acumulado do ano

Segundo dados do Infosiga, no acumulado de janeiro a setembro de 2024, acidentes deixaram 98 mortos no município — alta de 34,24%, em relação ao ano passado, quando houve 73. Neste ano, abril foi o mês mais letal até agora, com 18 registros, seguido por agosto (13) e setembro (12).

A maioria das vítimas é homem (75), motociclistas (43), com idades entre 20 e 29 anos (24). Grande parte dos acidentes fatais ocorreu em vias municipais (69) e aos domingos (20).

Causas principais

Em nota, a Secretaria de Mobilidade (Semob) de Sorocaba afirma que a imprudência, a negligência e a imperícia são as três principais causas de infrações de trânsito e de risco à vida.

A pasta diz atuar em três vertentes para tentar reduzir as ocorrências e a mortalidade: engenharia de tráfego, fiscalização e educação. Diz também que há monitoramento permanente do sistema viário urbano, seja via câmeras ou por agentes.

Ainda de acordo com a Semob, campanha de segurança no trânsito é realizada durante o ano todo. A iniciativa é voltada à educação e conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Além disso, a secretaria garante que investe constantemente na revitalização e na instalação de pontos de sinalização de solo em vias de todas as regiões da cidade.

A Semob também passa orientações para todos os envolvidos no trânsito garantirem a sua segurança e a do outro. “A recomendação é de que o condutor, assim como o pedestre, sempre respeite a sinalização de trânsito e dirija com toda responsabilidade, como forma de contribuir para um trânsito sempre mais seguro para todos aqueles que compõem a mobilidade urbana.”