Obras
Castelinho vai ganhar faixas adicionais
Rodovia será contemplada pela concessionária vencedora do projeto Rota Sorocabana
As primeiras obras do projeto Rota Sorocabana serão a recuperação do pavimento, da sinalização, dos sistemas de drenagens e dos elementos de proteção e segurança, além da construção de Bases Operacionais, ao longo de toda malha viária, que são parte dos serviços de atendimento médico e mecânico. A informação foi confirmada pela CCR, vencedora do leilão de concessão realizado na quarta-feira (30).
Segundo a concessionária, os investimentos iniciais contemplam toda a malha da Rota Sorocabana e serão iniciados logo após a assinatura do contrato de concessão — até 120 dias após o leilão, conforme a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do Estado.
Entre as rodovias que receberão melhorias está a Senador José Ermírio de Moraes (SP-75), a Castelinho, uma das principais vias de acesso a Sorocaba. A estrada terá 31,3 quilômetros de faixas adicionais em pista dupla entre Sorocaba e Itu. Também deve ganhar uma passarela.
Mudanças na Castelinho são reivindicações feitas pelos motoristas que utilizam a via diariamente. Em fevereiro deste ano, por exemplo, o Cruzeiro do Sul trouxe os problemas enfrentados por quem trafega pela via. Quem passa por ali sofre com os congestionamentos em alguns trechos nos períodos da manhã e no fim da tarde.
Outras rodovias da região também terão investimentos. A Castelo Branco (SP-280) receberá 43,4 quilômetros de faixas adicionais em pista dupla, divididos entre São Roque e Mairinque (25,5 km) e em Itu (17,9 km).
Na João Leme dos Santos (SP-264), em Salto de Pirapora, haverá 4,1 km de duplicação. Além disso, serão realizadas duplicações de 3,3 km na avenida Antônio Fauci, em Ibiúna; 2,5 km na SPA 103/79, em Votorantim e 11,6 km na SPA 104/79, em Salto de Pirapora. O objetivo é otimizar a fluidez do tráfego local.
Trará benefícios
Para o presidente da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), Guto Issa, que também é prefeito de São Roque, a Rota Sorocabana trará benefícios para a população. “Eu vejo o projeto com ótimos olhos. É um grande avanço para toda a nossa região”, afirma. “São Paulo tem oito das dez melhores estradas do país, uma delas é a Castelo Branco, e isso vai trazer mais investimento para toda a nossa região.”
Ainda segundo ele, durante a elaboração do projeto, o Estado de São Paulo ouviu os prefeitos e cada um deles repassou as demandas das cidades. “A concessão para uma empresa privada dá capacidade de investimento em infraestrutura que alguns municípios não possuem”, acrescenta.
Guto Issa prevê R$ 9 bilhões em investimentos em quase todas as cidades da região. “Houve um prazo para que os municípios fornecessem as suas demandas, assim como São Roque forneceu, e alguns pontos específicos que estavam há muitos anos sem resolução, como a Bunjiro Nakao, por exemplo, entre Vargem Grande, Ibiúna e Piedade. Então, esse tipo de investimento vai melhorar a mobilidade na região e atrair mais investimento privado”, explica.
Pedágios
Como consequência, as melhorias nas estradas da região serão acompanhadas de 18 novos pedágios, totalizando 23 cobranças. As praças serão instaladas nas rodovias Castelo Branco (SP-280), Senador José Ermírio de Moraes, a Castelinho (SP-75), Dr. Celso Charuri (SPI 9/270), Raposo Tavares (SP-270), Tenente Celestino Américo (SP-79), que liga Salto a Juquiá, e João Leme dos Santos (SP-264).
No entanto, o Governo do Estado afirma que haverá redução nos valores das tarifas, com a chamada Justiça Tarifária. Será implementado pórtico automático e de livre passagem, também conhecido como free flow, que irá substituir as tradicionais praças de pedágio.
O free flow permite a cobrança de tarifa sem a necessidade de cabines ou barreiras físicas, ou seja, o motorista não precisa parar o veículo para realizar o pagamento. “O sistema automático será implantado em toda a extensão do trecho concedido, totalizando 23 pórticos, permitindo uma cobrança mais justa pelo trecho percorrido pelos usuários. Ao longo da extensão, os valores vão variar de R$ 0,83 a R$ 12,20, a depender do trecho”, destaca a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do Estado.
Também haverá o Desconto de Usuário Frequente (DUF) na Rota Sorocabana. Assim, se o motorista passar pelo mesmo trecho mais de dez vezes, terá redução de 10% no valor cobrado. A partir da 21ª passagem, a redução será de 20%. Além disso, aqueles que contarem com tags instaladas nos veículos terão 5% de desconto.
“Eu vejo como uma modernização do sistema de cobrança porque ele reduz o valor de cada prazo. Porém, aumenta o chamado free flow, que vai ter um pórtico cobrado com um TAG, cobrado automaticamente, mas ele reduz, por exemplo, entre São Roque e Vargem Grande. Nós temos um pedágio de cerca de R$ 12, ele vai passar para R$ 2, de cada lado. Então, ele de transforma em uma cobrança mais justa e também mais rápida”, conclui Guto Issa.