Médicos denunciam problemas estruturais e de gestão na Policlínica
Para evitar filas de pacientes, os retornos seriam marcados antes mesmo de exames
Médicos que prestam atendimento na Policlínica Municipal “Dr. Edward Maluf”, em Sorocaba, enfrentam problemas para exercer a função. A denúncia foi feita ao Cruzeiro do Sul por um profissional que atua na unidade de saúde. Segundo a reclamação, o prédio está com rachaduras e janelas quebradas. A queixa também aponta falhas na gestão da administração municipal.
O prédio que abriga a Policlínica de Sorocaba é antigo, construído em 1943. Em novembro deste ano, o espaço completa 81 anos. Conforme um profissional da unidade, que preferiu não se identificar, os problemas estruturais na saúde sempre existiram, mas têm aumentado nos últimos dois anos.
Um dos transtornos é a própria estrutura do imóvel, que está com diversas rachaduras. É possível enxergar as fissuras no teto da recepção, nas paredes dos corredores e em alguns consultórios. Há, ainda, janelas com vidros quebrados. Recentemente, uma médica teria tentado abrir um dos equipamentos e a janela teria quebrado na mão dela. “Precisava abrir um CAT porque é um acidente de trabalho. Aí, começaram vários relatos de outros colegas que também tiveram problema, como pedaço de gesso que caiu do teto”.
Ainda segundo o profissional, bancos novos foram colocados e as paredes pintadas na entrada, no entanto, é necessário melhorar a estrutura dentro da unidade. “Estruturaram o programa de saúde da mulher com verba do Governo Federal. Deixaram os médicos sem sala ou com sala com banheiro exposto. Não tem estrutura de trabalho e os médicos não são ouvidos”, destacou.
Outro problema é relacionado à gestão da administração municipal. O profissional declara que, para evitar filas de pacientes, os retornos são marcados antes mesmo de fazerem os exames, pois o processo demora no Sistema Único de Saúde (SUS). Alguns pacientes retornam aos consultórios sem os resultados, já outros chegam a pagar pelos exames no particular.
“No começo da gestão, teve o mutirão da saúde. Nós não fomos chamados para fazer hora extra para dar conta das agendas e soubemos que contrataram outros médicos com pagamento duas vezes maior. A dúvida era ‘quem vai atender o retorno dos pacientes do mutirão?’, porque era algo pontual. Percebemos que, na verdade, esses pacientes voltaram e passaram conosco. Acabou o mutirão e ficaram os mesmos problemas, pacientes reclamando da falta de exame”, contou.
Intervenções em prédio começam em 45 dias
O Cruzeiro do Sul entrou em contato com a Prefeitura de Sorocaba e questionou sobre os problemas estruturais do prédio e gestão dos pacientes, assim como a demora do agendamento para os exames. Em relação à infraestrutura da atual Policlínica Municipal, a Secretaria da Saúde (SES) informou que estão previstas intervenções no prédio no prazo de aproximadamente 45 dias, a fim de assegurar um ambiente mais seguro e adequado para o atendimento de pacientes e para o trabalho das equipes de saúde.
O atual prédio da Policlínica, localizado no bairro Santa Rosália, tem valor histórico e é tombado como patrimônio do município, exigindo uma abordagem técnica cuidadosa para garantir sua preservação e modernização. Após a conclusão da nova Policlínica Municipal, que será parte do futuro Complexo Hospitalar Municipal, o prédio histórico passará por uma reforma completa e será adaptado para abrigar novos projetos de governo.
A SES informou também que vem intensificando seus esforços para expandir a capacidade de realização de exames na rede municipal de saúde, com o objetivo de reduzir o tempo de espera e garantir que todos os pacientes tenham acesso aos resultados de forma ágil, possibilitando o adequado acompanhamento de suas condições de saúde. Em resposta à crescente demanda, novas projeções estão sendo feitas para aperfeiçoar o atendimento, refletindo o compromisso da administração municipal com a qualidade e a eficiência dos serviços prestados à população.
Para os casos pontuais em que ainda possam ocorrer atrasos na entrega de exames, a SES pede que os munícipes registrem suas demandas por meio dos canais oficiais, como a Central 156 e o portal http://central156.sorocaba.sp.gov.br/atendimento, disponíveis para fácil acesso e com estrutura para encaminhar cada solicitação diretamente às equipes responsáveis. A SES reforça seu compromisso com a transparência e agilidade no tratamento dessas questões, assegurando que todas as situações relatadas sejam devidamente analisadas e tratadas com a celeridade necessária.
Em resposta aos questionamentos do mutirão, a ação foi realizada em janeiro e fevereiro de 2022. Na ocasião a Secretaria da Saúde realizou a ação para conseguir dar vazão às demandas e garantir um atendimento célere à população. De acordo com a nota, esses profissionais tiveram remuneração similar ao piso da hora médica aplicada no município, ressaltando que a SES está ciente dos impactos temporários nas agendas médicas, como reflexos desses atendimentos, e reforça que realiza ajustes constantes nas escalas para equilibrar a oferta de vagas.
A nota finaliza afirmando que a administração municipal segue empenhada em manter um diálogo aberto e transparente com os cidadãos e está continuamente em busca de soluções eficazes para assegurar uma assistência de saúde acessível e de qualidade a todos os sorocabanos.