Sem hélice e sem rodas, réplica do 14 Bis passa por restauração
Na quarta-feira (23) passada, o Brasil celebrou o Dia do Aviador, em homenagem a Alberto Santos Dumont. Neste mesmo dia, mas em 1906, ele realizou em Paris, França, o primeiro voo com um avião, batizado de 14 Bis. Em Sorocaba, há uma réplica da aeronave, posicionada em frente ao Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, localizado na zona norte, e que desperta a atenção daqueles que transitam pela região. O motivo? O modelo histórico está sem parte da hélice e sem as rodas.
De acordo com a Rede Voa, responsável pela administração do aeroporto, a ausência das peças ocorre porque a réplica passa por um processo de restauração. No entanto, a situação levantou especulações nas redes sociais e entre moradores: eles suspeitam de vandalismo.
No entanto, a Rede Voa garante que não se trata de um ato criminoso e sim de uma manutenção planejada para preservar a integridade do monumento. A empresa alega que todas as peças serão repostas e que o modelo será completamente restaurado em breve. “Algumas partes estão sendo retiradas para manutenção, o que faz com que o monumento pareça incompleto”, diz, por meio de nota encaminhada ao Cruzeiro do Sul.
Garante ainda que não houve nenhum ato de vandalismo e que a reforma está sendo realizada em parceria com um empresa dona de um dos hangares do aeroporto. (João Frizo - programa de estágio)