Sorocaba espera chegada da vacina contra a Covid

As 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sorocaba devem receber o imunizante contra a Covid-19 neste final de semana e reiniciar a vacinação nos próximos dias

Por Thaís Marcolino

Em nota, a pasta informou que recebeu 210 mil doses do Ministério da Saúde para partilhar com os 645 municípios paulistas

As 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sorocaba devem receber o imunizante contra a Covid-19 neste final de semana e reiniciar a vacinação nos próximos dias. A campanha está paralisada desde o dia 18, quando a última dose disponível na cidade foi aplicada em um munícipe no Parque das Paineiras, zona norte da cidade. Conforme apurado pela reportagem, em setembro a cidade recebeu 5.237 doses e, nas últimas semanas, a procura aumentou, o que fez com que a vacina acabasse antes da chegada de uma nova remessa.

A responsável pela distribuição das doses é a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Em nota, a pasta informou que recebeu 210 mil doses do Ministério da Saúde para partilhar com os 645 municípios paulistas. A solicitação ao órgão federal era de 500 mil doses. A distribuição iniciou ontem (25) e deve ser finalizada hoje (26). O quantitativo que deve vir para o interior não foi informado.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SES) de Sorocaba disse que “ainda não foi avisada para ir buscar as doses, mas que na próxima semana deve existir novidades quanto a campanha”.

Vacinados

Em 2024, o coronavírus infectou 3.053 e matou 27 pessoas em Sorocaba. Uma das medidas de se evitar a forma mais grave da doença é a vacinação. Na cidade foram 52.887 vacinados até o dia 18. O dado é do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (Nies), do Estado de São Paulo.

Em relação às doses administradas desde que a pandemia começou, em 2021, toda a população (100%) iniciou o ciclo vacinal e 92% os concluiu. A 3ª dose, por sua vez, atingiu 64% dos aptos a tomar a vacina. Já as doses adicionais foram procuradas por apenas 24% dos moradores de Sorocaba. As informações são da Prefeitura.

Agora, com as variantes e mutações do vírus Sars-Cov-2, o imunizante disponível no Brasil desde 2023 é o monovalente XBB, da Moderna. Ela é uma das vacinas mais usadas, juntamente com a da Pfizer-BioNTech, que também é de plataforma de RNA mensageiro.

Cuidados mantidos

Enquanto a vacina não chega aos postos de saúde, os cuidados já conhecidos durante a pandemia devem ser mantidos: higienização das mãos, uso da máscara quando apresentados sintomas gripais, entre outros.