Saúde confirma falta de insulina regular em Sorocaba

Situação tem afetado severamente os pacientes diabéticos da cidade

Por Cruzeiro do Sul

Na quarta-feira (23), a Associação de Diabetes de Sorocaba relatou que muitos pacientes não estão encontrando a insulina regular

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu uma nota informando que, embora o abastecimento de insulina humana NPH esteja normalizado nos 645 municípios de São Paulo, há um desabastecimento parcial de insulina regular/frasco 10 ml. A pasta esclareceu que a responsabilidade pelo envio desse insumo é do Ministério da Saúde e que aguarda a reposição para regularizar a distribuição.

Em Sorocaba, a insulina NPH foi entregue pela última vez no dia 21 de outubro, mas a insulina regular, essencial para o controle de diabetes, continua em falta. A situação tem afetado severamente os pacientes diabéticos da cidade, que enfrentam dificuldades para obter o medicamento.

Na quarta-feira (23), a Associação de Diabetes de Sorocaba relatou que muitos pacientes não estão encontrando a insulina regular nas unidades de saúde e farmácias populares. A associação destacou que os problemas de abastecimento já duram dois meses e que, em alguns casos, a entidade tem oferecido doações emergenciais para suprir a demanda.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que, via de regra, o município recebe a insulina pelo repasse estadual na primeira e terceira semanas de cada mês. No entanto, não está havendo regularidade tanto na entrega quanto no quantitativo recebido, o que tem agravado a situação nas unidades de saúde. A reportagem do Cruzeiro do Sul procurou o Ministério da Saúde para comentar a situação, mas, até o fechamento desta edição, não havia se manifestado. (Fernanda Marques)