PF alerta sobre golpes de pagamento da taxa de emissão de passaportes

Sites falsos solicitam informações pessoais e geram um número de pedido que difere do padrão oficial

Por Da Redação

PF prende homem com sete fuzis na Rodovia Presidente Dutra

A Polícia Federal (PF) de Sorocaba divulgou um comunicado na tarde desta quarta-feira (23) para alertar sobre golpes relacionados ao pagamento da taxa de emissão de passaportes. Segundo o departamento policial, tem sido comum o relato de "que criminosos estão utilizando sites fraudulentos que simulam, com alto grau de detalhamento, o site oficial do governo".

Conforme a PF, esses sites falsos solicitam informações pessoais dos requerentes e geram um número de pedido que difere do padrão oficial da Polícia Federal. Além disso, emitem uma guia de pagamento que imita o processo legítimo, confundindo os usuários e facilitando a prática do golpe.

"É importante prestar atenção ao acessar os serviços de emissão de passaportes, verificar cuidadosamente o destinatário do pagamento final e utilizar exclusivamente os canais oficiais do governo para a realização deste tipo de transação", orienta o comunicado.

Por fim, para solicitar o documento de viagem sem qualquer tipo de intermediação de terceiros, como despachantes, basta solicitar à PF.