Idoso sofre para recuperar prejuízo devido a golpe

Delegado ressalta que estelionatários diversificam métodos

Por Cruzeiro do Sul

INSS avisa que queixa sobre consignados deve ser registrada no site consumidor.gov.br


A equipe do 8º Distrito Policial de Sorocaba investiga um caso de golpe de empréstimo consignado fraudulento que vitimou um idoso de 69 anos. É um de vários nessa modalidade de estelionato em que os aposentados são alvo. O homem percebeu um desconto de R$ 490 em sua aposentadoria no dia 1º de outubro e, ao buscar esclarecimentos no INSS, foi informado de que um empréstimo consignado em seu nome estava sendo descontado automaticamente.

A filha do idoso, que prefere não se identificar, relatou que ao procurar a Help, uma financiadora, descobriu que um cartão chamado Cartão Cartd, emitido pelo banco BMG, foi utilizado indevidamente. “Os golpistas gastaram

R$ 13 mil e, como não pagaram, o valor está sendo descontado da aposentadoria do meu pai, com novas parcelas já programadas”, explicou.

Após abrir um boletim de ocorrência no 8º Distrito Policial, a família também buscou assistência do BMG, que prometeu cancelar o processo e ressarcir o idoso. No entanto, isso não aconteceu. “Ele nunca assinou nem fez nenhum empréstimo ou cartão e precisa provar que não pegou esse valor. O INSS deveria ser proibido de comprometer a aposentadoria de quem quer que seja”, destacou a filha, que também procurou o Procon.

O delegado do 8º Distrito Policial de Sorocaba, Acácio Aparecido Leite, informou que o caso está em investigação e que a autoria ainda está sendo apurada. “Ainda não foi ouvido ninguém, mas estamos investigando. O importante é alertar para não cair em golpe. É preciso ficar atento, especialmente entre os dias 1º e 5º do mês, período em que muitos caem em golpes relacionados à aposentadoria. É preciso ter cuidado, pois os métodos estão se diversificando, como a troca de cartão em filas de caixas eletrônicos. Infelizmente, os idosos são alvos frequentes”, disse o delegado.

Leite também mencionou que, em caso de dúvida, os idosos aceitem assistência de alguma pessoa de confiança, que podem orientá-los.

O INSS informou que reclamações sobre empréstimos consignados e situações de assédio comercial por instituições financeiras podem ser registradas diretamente no site consumidor.gov.br, criado em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Essa plataforma foi desenvolvida para tratar das relações comerciais entre beneficiários e instituições financeiras.

O banco BMG, por sua vez, respondeu à reportagem que tentou contato com o idoso, sem sucesso, e que após análise confirmou que ele possuía um cartão consignado emitido em 2014. O banco afirmou que o cartão foi cancelado e todos os débitos foram estornados. A margem consignável será liberada junto ao INSS em até cinco dias úteis, e o consumidor será reembolsado por todos os valores descontados, informou o banco. (Fernanda Marques)