‘Policlínica Móvel’ está há dois anos sem uso em UBS

Por Vanessa Ferranti

Moradores querem que equipamento seja aproveitado

Moradores do Vila Nova Sorocaba reclamam de um equipamento abandonado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. Sem uso há pelo menos dois anos, o ambulatório móvel permanece no terreno do posto de saúde. Incomodados, alguns moradores entraram em contato com a redação do Cruzeiro do Sul por meio do WhatsApp. Eles pedem providências para que o equipamento seja recuperado e utilizado em benefício da população.

Segundo Wellington Rodrigo Neres Valeriano, morador do bairro, funcionários do posto de saúde teriam informado que o equipamento ficaria no local até a conclusão de uma reforma da UBS da Vila Angélica. Para ele, é necessário dar um destino a esse equipamento, pois trata-se de “dinheiro de cofre público”. “Este ambulatório móvel está há mais de dois anos aqui. Seria usado para as pessoas que utilizavam o atendimento do posto de saúde da Vila Angélica, que está em reforma, mas até hoje este ambulatório nunca foi utilizado. Também não terminaram a reforma do posto de saúde da Vila Angélica”, contou.

Ivanilde Ferreira dos Santos diz que não gosta de ver o equipamento parado no local. “No início eu achei que eles iam fazer alguma consulta, mas depois a gente viu que só ficou, só trouxeram aí e permaneceu todo esse tempo, mais ou menos uns dois anos. Eu acho que enfeia um pouco, fica uma coisa desleixada. Poderia estar servindo para algo, né?”, questionou.

Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que o equipamento é uma carreta adaptada, anteriormente denominada “Policlínica Móvel”. Segundo o Executivo, a Secretaria da Saúde (SES) está desenvolvendo um planejamento estratégico, alinhado ao novo Plano de Governo, que prevê a utilização desse equipamento para fortalecer o atendimento e apoio à rede municipal de saúde.

A pasta reforçou, ainda, que o prédio da antiga UBS da Vila Angélica será incorporado ao planejamento da SES, considerando a importância de sua localização e o potencial para ampliar os serviços oferecidos. “Ainda que a reforma não tenha sido concluída até o momento, a previsão de término e a definição do uso futuro do imóvel serão anunciadas oportunamente em breve”, informa.

Conforme a Prefeitura, “a UBS da Vila Angélica, em nova unidade na rua Gabriel de Lara, 255, está atendendo a população com estrutura melhor e mais ampla do que o espaço anterior”.