‘Colinha’ ajuda eleitor e agiliza a votação

Por Vinicius Camargo

Recorte e preencha a "colinha" para usar na hora de votar

Eleitores de Sorocaba preferem definir com antecedência em quem vão votar para prefeito e vereador. Segundo pessoas ouvidas pelo Cruzeiro do Sul, fazendo isso é possível pesquisar com afinco sobre os concorrentes e as suas propostas. Assim, elas conseguem escolher aqueles mais alinhados com os seus ideais. Munícipes também acreditam que decidir previamente agiliza a votação.

O músico Michel Luna Pereira, de 34 anos, nunca deixa para a última hora. Inclusive, ontem (4), ele já estava com a “cola” pronta para amanhã (6). Segundo Pereira, o voto reflete em consequências positivas ou negativas não só para quem o proferiu, mas para a cidade em geral. Afinal, os eleitos irão governar para toda a população. Por isso, ele baseia a sua escolha em estudos aprofundados sobre os perfis dos candidatos a cargos políticos e dos seus planos para a cidade. “Todo mundo deveria fazer assim, e não votar aleatoriamente ou anular o voto”, acredita.

A encarregada administrativa Daisa Mirele Pinheiro Miranda, de 35 anos, afirma que jamais toma sua decisão a partir de qualquer santinho pego na rua minutos antes de entrar na seção eleitoral. Ela também analisa os concorrentes bem antes e já chega ao local de votação com os números dos seus escolhidos anotados em um papel. Para a eleitora, quem vai às urnas sem critério algum não pode reclamar depois. “Não tem como cobrar. Como você vai exigir algo (de alguém) que você não pesquisou sobre, que você nem sabia quais eram as propostas?”, indaga.

De acordo com Daisa e Michel, se preparar para ir às urnas ainda agiliza o processo de votação, beneficiando a todos. Isso porque, com a “colinha” em mãos, não é preciso pensar ali na hora em quem votar, nem há risco de esquecer as informações.

“Colinha” do Cruzeiro

Os números dos candidatos podem ser consultados no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP): https://bitlybr.com/jqR. O Cruzeiro do Sul elaborou uma “colinha”, publicada acima. Ela pode ser recortada, preenchida e levada à seção de votação.