Incêndio em mata assusta moradores do Carandá

Por Cruzeiro do Sul

Fogo se alastrou rapidamente, chegando ao alambrado do residencial

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata nos Altos do Ipanema, zona norte de Sorocaba, na noite de segunda-feira (30). Segundo moradores de um dos condomínios do Residencial Carandá, próximo ao local, o fogo começou por volta das 22h, às margens da rodovia Emerenciano Prestes de Barros (SP-97), e se alastrou rapidamente pelo terreno. Os bombeiros levaram cerca de três horas para apagar as chamas, com auxílio da população.

Equipes do Corpo de Bombeiros chegaram rapidamente ao local, mas as chamas foram extintas somente na madrugada, depois da 1h da manhã. O Cruzeiro do Sul esteve no local na manhã de ontem (1) e verificou que não havia novos focos de incêndio.

“As chamas vieram da rodovia. Foi tudo muito rápido; quando vimos, já tinha tomado quase todo o terreno”, relata Ângela Lopes de Oliveira, de 44 anos, moradora e síndica de um dos condomínios. “Os bombeiros chegaram bem rápido e alguns moradores até ajudaram a apagar o fogo com baldes d’água, porque o incêndio estava muito grande”. Ângela conta que, no ano passado, na mesma época, o local também pegou fogo.

O incêndio não atingiu nenhuma residência, porém chegou bem próximo ao alambrado que separa o terreno do complexo de prédios. Também não houve feridos. “Foi um susto, mas, felizmente, ninguém se machucou e o fogo não chegou até aqui. Alguns animais que vivem na área acabaram correndo para os prédios para se proteger, então encontramos algumas cobras por aqui, mas nada grave”, acrescenta Ângela.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, em casos de incêndios de grandes proporções, o procedimento é garantir que não se alastre para áreas residenciais, proteger moradores e animais que vivem no local, além de realizar o monitoramento para o fogo ser contido.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu na segunda-feira (30) um alerta para o risco de queimadas em todo território paulista. Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), do órgão estadual, os mapas de risco de incêndio mostram a cor roxa — o grau mais elevado — sobre toda a RMS. O tempo seco e a baixa umidade do ar colaboram para este cenário.  (Livian Regaçoni - programa de estágio)