Educação
Professora de Sorocaba é finalista do Prêmio Educador Nota 10 com livreto escrito por alunos
"Versos da Igualdade" é o projeto que levou Angélica para a final
A 26ª edição do Prêmio Educador Nota 10, uma das mais prestigiadas premiações da educação básica no Brasil, acaba de divulgar seus finalistas, e Sorocaba está representada entre os melhores do país. Angélica Kimie Inada, professora da Escola Estadual Professor José Quevedo, em Sorocaba, no Cajuru, foi reconhecida por seu projeto inovador “Versos da Igualdade”, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), focando em práticas pedagógicas e cotas raciais que visam um impacto positivo na formação dos alunos.
O Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita e tem como objetivo destacar professores que se dedicam a desenvolver projetos educativos de excelência. Nesta edição, foram selecionados projetos voltados para os ODS 4 (Educação de Qualidade), e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, 5 (Equidade de Gênero), 10 (Redução das Desigualdades) e 13 (Combate às Alterações Climáticas).
O projeto de Sorocaba: Versos da Igualdade
Angélica, após fazer seu mestrado sobre cotas raciais, voltou para a cidade e desenvolveu um projeto interdisciplinar que envolve alunos do Ensino Médio em ações contra o racismo, conectando questões locais e globais. O projeto, um livreto, visa integrar as histórias dos alunos, propondo atividades que estimulam a escrita por meio de poesias. Uma das iniciativas realizadas foi um debate, pelo qual os alunos conversavam sobre preconceito, racismo estrutural. “Eu explicava para eles: A luta contra o racismo é de todos”, conta Angélica.
“Esperei o tempo certo e inseri a ideia do projeto na escola. Os alunos abraçaram e se dedicaram. Em muitas aulas, eu levava vídeos, debatíamos e trabalhávamos essas questões raciais em sala de aula”, explica. Além das atividades práticas, um projeto foi feito no Sesc de Sorocaba. “Eles (alunos) ficaram encantados com o lugar (Sesc), se sentiram pertencentes ao local”, diz a professora. Os alunos do ensino médio participaram do livreto e fizeram um seminário explicando sobre o tema abordado e as poesias autorais.
Reconhecimento e expectativas
Estar entre os finalistas do Prêmio Educador Nota 10 é um marco para Angélica e para toda a comunidade escolar da Escola Professor José Quevedo. O projeto não apenas envolveu os alunos, mas também mobilizou a comunidade local, com pais e moradores do entorno participando de saraus de conscientização promovidos pela escola.
“Eu não imaginava essa repercussão e apoio dos próprios alunos. Eles que me incentivam. Além disso, não foi um projeto realizado em condições ideais. E, ainda, foi em uma escola no Cajuru, onde muitos não conhecem por ser perto da divisa com outras cidades menores”, afirma a educadora. O reconhecimento no Prêmio Educador Nota 10 trouxe ainda mais visibilidade para iniciativas educacionais transformadoras e reforçou a importância de se trabalhar com objetivos que transcendam o conteúdo tradicional da sala de aula.
O Prêmio Educador Nota 10
Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 já reconheceu centenas de professores de todo o Brasil por suas contribuições excepcionais à educação. A premiação busca destacar projetos que demonstrem inovação, relevância social e metodologias que possam ser replicadas em diferentes contextos educacionais. Ao longo dos anos, o prêmio se consolidou como uma plataforma de valorização dos profissionais da educação, promovendo práticas pedagógicas que dialogam com os grandes desafios globais, como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Neste ano, os finalistas representam diversas regiões do país e áreas do conhecimento, reforçando a diversidade e a criatividade presentes na educação brasileira. (João Frizo - programa de estágio)