Buscar no Cruzeiro

Buscar

Operação

Prefeitura interdita ferro-velho com irregularidades no Zulmira

Proprietário do estabelecimento descumpriu ordens da fiscalização

11 de Julho de 2024 às 22:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Aviso colado no portão do ferro-velho informa a interdição do comércio
Aviso colado no portão do ferro-velho informa a interdição do comércio (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (11/7/2024))

A Prefeitura de Sorocaba interditou definitivamente, na quarta-feira (10), um ferro-velho que operava irregularmente no Jardim Zulmira, na zona oeste da cidade. Esta é a quarta interdição definitiva de um estabelecimento do ramo em 2024.

O ferro-velho já havia sido fiscalizado na sexta-feira (5) quando foi multado e interditado temporariamente por falta de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), ausência de livro de registro de mercadorias e condições precárias de higiene. No entanto, o dono do estabelecimento descumpriu as ordens e reabriu no dia seguinte, sábado (6).

O desrespeito às determinações motivou nova ação de fiscalização, na quarta-feira (10), que implicou em multa ao infrator, a lacração do estabelecimento e remoção de todos os materiais inservíveis do local.

O proprietário do ferro-velho ainda foi notificado pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e orientado a manter um cão, encontrado no estabelecimento, em local adequado, com água, alimentação e abrigo.

Ação integrada

As ações de fiscalização em ferros-velhos em Sorocaba envolvem a atuação conjunta de diversos setores da Prefeitura, incluindo a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), a Guarda Civil Municipal (GCM), a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), o Setor da Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES) e a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).

De acordo com a Prefeitura, o objetivo principal é “combater a receptação de materiais sem procedência ou furto, além de garantir o cumprimento das leis municipais e a segurança da população. As equipes verificam a documentação obrigatória, as condições locais e a procedência dos materiais armazenados”.

Em 2023

Somente em 2023, 183 ferros-velhos foram fiscalizados durante operações semelhantes, em todas as regiões da cidade. Desses, 79 foram notificados, 51 multados, três interditados temporariamente e um de maneira definitiva. Em 2024, até o momento, 146 pontos foram fiscalizados, dos quais 26 foram notificados, 33 autuados por falta de licença e interditados temporariamente e quatro interditados de maneira definitiva. Os locais vistoriados são definidos, sobretudo, a partir de denúncias e informações apuradas pelos fiscais e pelas forças policiais, por meio de serviços de inteligência.

No Jardim Zulmira

Um outdoor com dizeres “O Jardim Zulmira implora por atenção na segurança” chama a atenção de quem passa pela avenida Mário Covas, em Sorocaba. Moradores do bairro relatam que na região há muitos ferros-velhos abertos 24 horas, dando margem para que os criminosos roubem itens das residências. Uma moradora já teve a casa furtada diversas vezes. Hidrômetro, televisão e fios são alguns dos objetos levados. Ela preferiu não se identificar por medo de represálias.

A Prefeitura de Sorocaba reforça que o apoio da população é importante. O contato da população para denúncias pode ser feito pelo portal da Prefeitura de Sorocaba: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento (24 horas), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp (15) 99129-2426 ou pelo telefone 156 (Ouvidoria Geral do Município); ou, ainda, pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar). (João Frizo - programa de estágio)