Buscar no Cruzeiro

Buscar

Reclamação

Moradores do bairro Éden sofrem com ruas de terra que dificultam locomoção

Com a chuva, a rua ficou cheia de lama

10 de Julho de 2024 às 12:58
Da Redação [email protected]
Com a chuva, também apareceram poças d'água
Com a chuva, também apareceram poças d'água (Crédito: Fábio Rogério)

“Moro aqui há quase 10 anos, e sempre esteve assim”. É o que diz a moradora da rua Flor do Carvalho, Silvana Aparecida Domingues, de 54 anos. O local, que fica no bairro do Éden, não tem asfalto, e quando chove a estrada fica coberta de lama, muitas vezes impossibilitando que os veículos passem por ali.

Nesta terça-feira (9), Sorocaba recebeu um volume de mais de 60mm de chuva, o que não acontecia há bastante tempo. Isso afetou diretamente a locomoção dos moradores da região do bairro, que vêm convivendo com este problema há anos. “É sempre assim, chove e fica cheio de lama, às vezes nem dá para passar com o carro. Uma vez um ônibus escolar ficou atolado bem aqui em frente a minha casa, não conseguiu passar”, contou Silvana.

Além da lama, muitos trechos da rua estão com poças d'água por toda parte e o chão fica liso e escorregadio, o que piora ainda mais a passagem de carros e caminhões. O caminhoneiro Eduardo Valente dos Santos, de 51 anos, acabou derrapando seu veículo ao tentar passar pela rua, enquanto a equipe do Jornal Cruzeiro estava lá. “Vim fazer uma entrega de matéria um pouco mais para frente da rua, mas o caminhão derrapou e ficou emperrado. Agora vou tentar mais uma vez. E se não der certo tenho que dar a volta por outra estrada, que fica bem mais distante”, relata o motorista.

Durante o tempo seco, também há problemas

E não é apenas em dias de chuva que os moradores do bairro se queixam da situação da estrada. Silvana diz que ela e os vizinhos também tiveram problemas com esses meses de estiagem. “Quando o tempo está seco sobe muita poeira da rua e para quem tem algum problema respiratório fica quase impossível viver aqui”.

A Prefeitura de Sorocaba informou que, “o serviço de pavimentação na via mencionada está incluído na fase 9 do Programa de Recuperação de Estradas Vicinais do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo – DER/SP”. A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) também comunicou que uma equipe técnica já está realizando os serviços de manutenção no local. (Livian Regaçoni - programa de estágio)