Aedes aegypti
Sorocaba chega a 22 mortes por dengue neste ano
Somente nesta segunda-feira (3) foram confirmados mais três óbitos; vítimas têm entre 37 e 83 anos
Sorocaba registrou mais três novas mortes por dengue nesta segunda-feira (3). Agora, a cidade totaliza 22 óbitos neste ano. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SES), no momento, o município acumula 30.031 casos confirmados.
Conforme a pasta, as vítimas têm entre 37 e 83 anos e apenas uma delas tinha comorbidade. A primeira, um homem de 64 anos, faleceu no dia 6 de maio e apresentava doenças preexistentes. No dia 10 de maio, uma mulher de 37 anos, sem comorbidades, faleceu com a suspeita da doença. Também sem problemas de saúde, um homem, de 83 anos, morreu no dia 26 de abril.
A SES aguarda, ainda, o resultado de outras 15 mortes suspeitas por dengue. Os laudos são analisados pelo Instituto Adolfo Lutz. Os óbitos estudados ocorreram entre 2 de março e 7 de abril. A idade média fica em 77 anos.
Internados
Em relação aos pacientes que apresentam sintomas de alarde da dengue e precisaram ser internados, Sorocaba contabiliza 35 pessoas nessas condições; 27 deles estão em leitos de enfermaria e oito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com o levantamento da SES, os hospitais com pacientes internados são: Santa Casa (5), Amhemed (7), Unimed (10), Gpaci (2) e Evangélico (5).
Vacinação
A vacinação contra a dengue em Sorocaba continua. Conforme a SES, das 11.011 doses recebidas do Ministério da Saúde (MS), a cidade já imunizou 10.443 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Ou seja, restam ainda no estoque 568 doses. Como não há previsão de uma nova remessa, assim que acabarem os frascos, a campanha será encerrada.
A aplicação acontece, de segunda a sexta-feira, em 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Apenas as da Vila Fiori, Simus e Hortência não participam da vacinação, pois funcionam como sentinelas para a doença.