Fé
Montagem do tapete de Corpus Christi reúne centenas de fiéis
Materiais como serragem, sal grosso, pó de café usado e areia são aproveitados; à tarde tem missa e procissão
Centenas de fiéis de paróquias de Sorocaba se reúnem, na manhã desta quinta-feira (30), para a montagem do tradicional tapete de Corpus Christi. Durante a tarde, missa e procissão dão continuidade a data.
O Cruzeiro acompanhou a montagem das paróquias São José Operário, na Vila Progresso, e Santa Rosália e da Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Mangal. Em todas elas, a comunidade acordou cedo e se reuniu em nome da fé para o "trabalho". Muitas crianças também participavam ao lado dos pais e avós.
No geral, os tapetes são confeccionados com serragem, pedra, pó de café usado, cal, areia colorida, casca de ovo, itens de cozinha vencidos, como arroz e fubá, entre outros.
Já os desenhos são escolhidos pelas próprias pastorais e movimentos da igreja. Há quem desenhe o nome ou símbolo do grupo ou, então, uma imagem de Cristo que simbolize a data.
A montagem acontece no estacionamento das igrejas ou em frente. Caso seja necessário utilizar a rua, há placas de desvio e o trânsito no local está sinalizado.
Missas e procissão
No Jardim Santa Rosália, a paróquia de mesmo nome, que fica ao lado da Praça Pio XXII, a celebração terá início às 15h.
Já na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora -- ao lado do Colégio Salesiano --, a missa solene, seguida da procissão, começa às 17h.
Por fim, na paróquia São José Operário, na Vila Progresso, a missa e procissão inicia às 18h. (Thaís Marcolino)
Galeria
Confira a galeria de fotos