Infraestrutura
Duplicação da Três de Março é uma das obras previstas
As obras de pavimentação e duplicação da avenida Três de Março, na zona leste, seguem o cronograma preestabelecido, com previsão de entrega para o fim deste ano. Os trabalhos, em um trecho de seis quilômetros de extensão, entre a avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no bairro Alto da Boa Vista, e a rua Quirino de Mello, em Aparecidinha, atingiram 65% do total previsto.
O empreendimento, iniciado em 2023, é financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF), sendo a obra executada pela construtora Casamax, com investimento de aproximadamente R$ 45,2 milhões e prazo de entrega de 18 meses. A iniciativa integra o programa municipal de mobilidade urbana chamado “Sorocaba Tem Pressa”.
A equipe do Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (Cadi), ligado à Secretaria de Administração (Sead) de Sorocaba, está responsável pelo gerenciamento da obra e informa que o ritmo segue acima da expectativa, com diferentes frentes de trabalho simultâneas. As intervenções estão planejadas ao longo de três fases da via e incluem construção de ciclovia, rede de iluminação com tecnologia de led e sinalização viária.
O primeiro trecho, entre as avenidas Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e a Francisco Roldão Sanches, está sendo preparado para a sinalização de solo, pinturas da ciclovia e adequação do paisagismo.
Ao passo que o segundo trecho, até o viaduto da rodovia Celso Charuri, o maior em extensão, está com 90% da pavimentação concluída. Também ocorre a implantação de travessias sobre córregos, com definições de viário e instalação de iluminação pública. Nos pontos onde já há postes, ocorre a substituição do sistema para comportar lâmpadas de led.
O trecho final, entre a rodovia Celso Charuri e a rua Quirino de Melo, já teve a recuperação do pavimento realizada, o calçamento está em conclusão, assim como as adequações de paisagismo e drenagens, que serão precedidas da implantação de sinalização viária. (Da Redação, com informações da Secom)