Clima
Últimos dias de maio terão frio e chuva
O calorão está com os dias contados na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A partir de hoje (24), a passagem de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical no oceano Atlântico, deve contribuir para a formação de áreas de instabilidade.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, a queda de temperatura combinada com a circulação de umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva. A precipitação pode vir acompanhada de rajadas de vento e descargas elétricas, porém, não há indicativo de volumes expressivos.
“Após o afastamento deste sistema, uma forte massa de ar polar deve se instalar sobre a região, ocasionando a queda expressiva das temperaturas em todo o Estado até quarta-feira (29)”, informou o órgão estadual. Entre amanhã (25) e domingo (26), será observada a queda mais abrupta nas mínimas em todo o Estado. No interior, os termômetros devem marcar em torno de 18ºC e 20ºC.
Em Sorocaba, de acordo com o Climatempo, hoje (24) a sensação de calor predomina, principalmente durante o dia. Mas, à noite, o vento gelado deve aparecer. No final de semana a mínima deve ser de 15ºC, enquanto a máxima ficará em torno de 18ºC e 20ºC.
A temperatura amena deve permanecer até quinta-feira (30), quando é esperado mínima de 9ºC e máxima de 21ºC. O mesmo deve ser sentido pelas cidades da região de Sorocaba.
A queda de temperatura aumenta os riscos à saúde. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio, por isso, é indicado mantê-los agasalhados.
Em virtude das doenças que incidem mais no período do frio é essencial tomar medidas simples, como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos. (Thaís Marcolino, com informações da Defesa Civil)