Buscar no Cruzeiro

Buscar

Medida preventiva

Padre Flávio apresenta à SES plano de contingência para atendimentos de dengue

O objetivo é preparar a Santa Casa, a UPH Zona Leste e a UPA do Éden para possível aumento nos atendimentos de casos da doença, nos próximos dias

21 de Março de 2024 às 15:22
Vinicius Camargo [email protected]
Representantes técnicos da Santa Casa, da UPH Zona Leste e da UPA do Éden se reuniam para elaborar o plano de contingência
Representantes técnicos da Santa Casa, da UPH Zona Leste e da UPA do Éden se reuniam para elaborar o plano de contingência (Crédito: Divulgação)

O gestor da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, vai apresentar nesta sexta-feira (22) um plano de contingência para a dengue à Secretaria da Saúde (SES). O objetivo é preparar o hospital, a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Leste e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden, que também são administradas pela Irmandade, para um possível aumento nos atendimentos de casos da doença, nos próximos dias.

Segundo padre Flávio, nesta quinta (21), representantes técnicos das três unidades de saúde se reuniram para elaborar o plano. Ele informa houve discussão sobre a necessidade de abertura de novos leitos, aumentar os estoques de insumos e medicamentos, locar mais mobiliário, capacidade de atendimento da cada unidade, custos para implementar as providências, dentre outras questões.

Na ocasião, os participantes também avaliaram a possibilidade da abertura de um novo posto de enfermagem na Santa Casa, caso o hospital torne-se referência no atendimento a casos de dengue. Agora, padre Flávio vai entregar o documento à SES, com o objetivo de verificar se a pasta quer colaborar com as ações ou investir financeiramente na Santa Casa para a instalação de outra ala de enfermagem.

O gestor diz que o plano trata-se de uma medida preventiva, pois, de acordo com ele, o cenário da dengue pode piorar em breve. “(...) Queremos estar devidamente preparados para esse momento tão difícil que vamos passar nas próximas semanas aqui, no Estado de São Paulo, e em todo o Brasil”, falou.
Atendimentos

Conforme dados da Irmandade, de janeiro até o dia 20 de março deste ano, a UPH Zona Leste fez 1.123 atendimentos relacionados à dengue e a UPA do Éden, 1.123, totalizando 2.877. Em janeiro, a Santa Casa, registrou três internações de pacientes com a doença; em fevereiro, foram dez, e, em março, houve 18.