Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Diminuem os furtos no cemitério da Saudade

Os furtos nos túmulos e jazigos é um velho problema nesse cemitério municipal

27 de Novembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Prefeitura instalou câmeras e iluminação de LED para inibir furtos
Prefeitura instalou câmeras e iluminação de LED para inibir furtos (Crédito: ANA CLAUDIA MARTINS)

Os furtos no cemitério municipal da Saudade, um dos mais tradicionais da cidade, teve diminuição de 50% em 2023, na comparação com o ano passado, informa a Prefeitura de Sorocaba. Em 2022, foram registrados 14 casos. Neste ano, até o momento, são sete ocorrências.

Os furtos nos túmulos e jazigos é um velho problema no cemitério da Saudade. Algumas famílias até desistiram de repor as peças metálicas, algumas de bronze, e até estátuas que adornavam os jazidos.

Em poucos minutos andando pelo local é fácil verificar os túmulos e jazigos que tiveram suas peças furtadas, pois as marcas ficam nas lápides, onde um dia tinham adornos e fotografias de entes queridos, assim como imagens de santos, crucifixo, que foram levados pelos criminosos.

Para tentar acabar com os furtos no cemitério da Saudade, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) instalou câmeras de videomonitoramento.

“A Serpo deu início à instalação de iluminação interna com tecnologia de LED nas principais vias do cemitério da Saudade, o que também irá se estender para os demais cemitérios públicos. Os muros possuem concertinas e os portões são devidamente trancados, após o horário de visitação”, informa a Prefeitura.

O militar aposentado Acácio Ricardo de Oliveira Neto, 60 anos, que costuma frequentar o local, disse que nunca foram furtados peças de túmulos de de seus familiares. “Mas também não possuem quase objetos metálicos que possam ser vendidos pelos ladrões. Eu acho que está bom assim. O túmulo do meu cunhado aqui nunca foi furtado”, afirma.

A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), informa que tem intensificado as rondas, dentro e fora dos cemitérios, assim como nos demais próprios públicos da cidade, 24 horas por dia.

“Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, da GCM, e todos os registros realizados pela Seção de Administração de Cemitérios são imediatamente comunicados à Polícia Civil, para que sejam devidamente investigados e todas as providências penais cabíveis sejam tomadas”, reforça a atual gestão municipal.

Veículos particulares

Sobre a entrada de veículos particulares no cemitério da Saudade, a Prefeitura informa que é permitida somente nos casos em que o munícipe tenha alguma restrição de mobilidade (cadeirantes, pessoas com deficiência, idosos, etc) para se locomover até a sepultura da família. (Da Redação)