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Lei da oferta

Black Friday deve aumentar vendas em 10% e anima comerciantes

Pesquisa divulgada pela Acso mostra que 1 em cada 3 sorocabanos pretende aproveitar os descontos

21 de Novembro de 2023 às 23:01
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Para os comerciantes, a expectativa é grande
Para os comerciantes, a expectativa é grande (Crédito: Fábio Rogério (21/11/2023))

A Black Friday, uma das datas mais importantes para o comércio, será depois de amanhã (24). Pode ser a oportunidade para comprar presentes de Natal para familiares e amigos ou até mesmo se presentear. Nos shoppings centers, nas lojas de bairros, no Centro e em lojas virtuais, há descontos em roupas, calçados, cosméticos e celulares que passam dos 60%. Nas lojas de eletrodomésticos, por exemplo, os descontos chegam a 80%. Segundo a pesquisa divulgada pela Associação Comercial de Sorocaba (Acso), um em cada três consumidores fará compras na Black Friday. As lojas físicas esperam aumentar as vendas em 10% na comparação com o m esmo período do anos passado.

Para os comerciantes, a expectativa é grande. Jurandir Duarte, de 58 anos, é gerente em uma loja de bolsas e calçados na região central de Sorocaba e espera um aumento de 20% nas vendas. Segundo ele, os descontos podem chegar a 50% e serão aplicados nos produtos a partir de amanhã (23). “O cliente gosta de ver o produto que ele está necessitando e é nesses produtos que vamos focar na Black Friday. Muitos produtos de fim de ano estão começando a chegar na loja, vamos analisar ainda a disponibilidade dos produtos que estão no estoque e aplicar o desconto”, disse.

"Estamos com produtos que identificamos como sendo para a Black Friday", explica Cláudia - FÁBIO ROGÉRIO (21/11/2023)
"Estamos com produtos que identificamos como sendo para a Black Friday", explica Cláudia (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (21/11/2023))

Em outro comércio do Centro -- de moda feminina, masculina e infantil --, a gerente Cláudia Lobo, de 52 anos, espera um aumento de 15% nas vendas durante a Black Friday. “A expectativa de venda é grande. Estamos com produtos que identificamos como sendo para a Black Friday e que queremos ‘forçar’ a venda, como os calçados, por exemplo”, explicou. Embora a Black Friday seja somente na sexta-feira (24), os descontos nos produtos já estão sendo aplicados em muitas lojas.

De acordo com a gerente, os descontos chegam a 30% nas roupas masculinas e femininas, e a 40% nas roupas infantis. Ela comenta que os clientes estão procurando produtos bons e com preços remarcados, com destaque para as roupas de verão. “Estamos vendendo muita roupa de verão, por conta do calor. Percebi que duas semanas atrás o comércio ficou parado e que o pessoal guardou o dinheiro para gastar agora. Pensando nas vendas, acredito que essa Black Friday seja melhor que a de 2022”, comentou.

Consumidor percebe

Os preços dos calçados e roupas infantis chamaram a atenção da autônoma Jéssica Tavares, de 30 anos, que estava com muitos nas mãos. Ela contou que notou muitos produtos em oferta, mas que é preciso analisar o que compensa ou não comprar. “Os calçados infantis estavam caros e agora estão com preço bom. Também percebi que as roupas de criança estão com preços bons”, ressaltou.

Na internet, os descontos podem chegar a 75% em cosméticos e 80% em eletrodomésticos, o que atrai pessoas que preferem as lojas digitais, como a enfermeira Érica Rocha, de 37 anos. “Prefiro comprar em sites pela comodidade. É bem melhor! E também acredito que o preço seja melhor na internet”. Na sexta-feira (24), dia da Black Friday, Érica pretende pesquisar nas lojas virtuais os produtos que deseja comprar, como uma máquina de lavar e produtos de beleza e cosméticos.

Já a aposentada Maria Aparecida, de 65 anos, não abre mão de comprar nas lojas físicas. “A única coisa ruim de ir nas lojas físicas nessas datas promocionais é que elas costumam ficar cheias. Hoje estou procurando bermudas e calças. Mesmo sabendo que a loja pode estar cheia, prefiro comprar presencialmente para poder ver o produto e até mesmo experimentar, se precisar”, afirmou.

Pesquisa da Acso

A pesquisa realizada pela Associação Comercial de Sorocaba e Distrital Votorantim (Acso), em parceria com a Athon Ensino Superior, foi realizada entre 8 a 14 de novembro. No total, foram entrevistados 194 consumidores distribuídos entre as classes socioeconômicas A, B, C e D/E. Os dados mostram que 54,4% dos consumidores realizaram compras na Black Friday de 2022, mas que 49,2% estão indecisos em relação a este ano. 32,4% afirmaram que vão realizar compras na Black Friday, ou seja, um em cada três consumidores sorocabanos.

Em relação ao local escolhido para as compras, 75,1% afirmaram que vão realizar pela Internet; 17,3% em shoppings centers e 7,6% nas lojas do Centro. De acordo com a pesquisa, os consumidores acreditam que os principais descontos são oferecidos pelos sites de comércio eletrônico. A preferência pelas lojas digitais ocorre também pela mudança causada durante a pandemia de Covid-19. Mesmo após a retomada do varejo físico, muitos consumidores continuam comprando no comércio digital.

A pesquisa aponta ainda que 28,9% dos entrevistados vão comprar roupas/acessórios/calçados; 14,8%, celular/informática; 13,5%, TV/eletroeletrônicos; 13.2%, produtos para casa e decoração; 12,1%, alimentos/ bebidas; 5,1%, viagens; e 4,9% brinquedos. Verificou-se, também, que a maioria dos consumidores -- 61,2% -- vai comprar mais de um produto.

Quanto aos valores, a expectativa dos consumidores é gastar, aproximadamente, R$ 610, valor 5,5% maior do que os R$ 578 gastos no ano passado. Com relação aos meios de pagamento, mais da metade dos consumidores -- 55,6% -- vai utilizar cartão de crédito; 14,2%, cartão de débito; 13,5%, PIX; e 14,4% pretendem parcelar suas compras no cartão de crédito.

Outro dado interessante revelado pelo estudo: 81,9% dos entrevistados acreditam que as lojas aumentam os preços antes de dar os descontos na Black Friday.

O presidente da Acso, Hygor Duarte, atenta para as mudanças constantes no comportamento do consumidor. “Mais uma vez, fica claro que os meios digitais hoje fazem parte dos hábitos de compra dos consumidores. Por isso, cada vez mais, é necessário que os lojistas passem a atuar no mundo digital, buscando novos canais de venda, criando soluções próprias ou cooperativas e ser destaque nas redes sociais”. Todavia, mesmo com este desafio, as vendas físicas deverão apresentar aumento, em torno de 10%. (Virginia Kleinhappel Valio)

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