Dia da Coleta de Alimentos será em 11 de novembro

Em Sorocaba, voluntários estarão em três postos para receber as doações

Por Vinicius Camargo

Mobilização nacional reúne pessoas que se dedicam a ajudar quem está em vulnerabilidade social

 

O Dia Nacional da Coleta de Alimentos 2023 será realizado no dia 11 de novembro, em 50 cidades brasileiras, incluindo Sorocaba. Com o tema “Compartilhar as necessidades para compartilhar o sentido da vida”, a iniciativa anual é promovida pela Companhia das Obras do Brasil (CdO) e pela Fondazione Banco Alimentare, da Itália. O projeto consiste na arrecadação de mantimentos para doação a entidades assistenciais.

Em Sorocaba, a ação ocorre desde 2008. Em 2022, mais de três toneladas de donativos foram arrecadadas. Nesta edição, os voluntários vão estar em três supermercados, das 9h às 19h. São eles: unidades do Coop Árvore Grande (avenida Padre Madureira, 255, Vila Arruda) e Itavuvu (avenida Itavuvu, 3.799), além do Barbosa (avenida Itavuvu, 4.422, Jardim Santa Cecília).

Um dos coordenadores da campanha na cidade, José Antônio Colombo informa que os voluntários ficam nas entradas dos mercados, com camisetas amarelas contendo o logo da iniciativa e folders com as opções de alimentos não perecíveis sugeridos para doação. Eles pedem para os consumidores doarem, se puderem, pelo menos um dos produtos da lista.

A relação inclui achocolatado, açúcar, leite em pó, arroz, feijão, óleo, farinhas (de trigo, milho e mandioca), enlatados (de milho, ervilha, seleta, sardinha, molho de tomate) e macarrão.

As arrecadações serão encaminhadas ao Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), que fará a distribuição para instituições sociais.

Além de contribuir doando, os interessados também podem participar como voluntários. Para tanto, basta entrar em contato com os dois coordenadores locais do projeto, José Colombo, pelo número (15) 99778-8503 ou e-mail jacolombo@uol.com.br, e Marcelo Carlos de Oliveira, pelo telefone (11) 99778-1147 ou e-mail marcelocarlos.oliveira@outlook.com.br.

Altruísmo

Segundo Colombo, além de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, a campanha tem como objetivo sensibilizar e motivar as pessoas a praticar o altruísmo. Nesse sentido, de acordo com ele, a ação educa tanto os voluntários, quanto doadores, porque desperta em todos o desejo de fazer o bem. “Compartilhando as necessidades do outro, você consegue perceber o sentido da vida, que é fazer o bem”, disse, reafirmando o lema da campanha.

“Doar um mantimento pode parecer uma atitude despretensiosa, mas, na verdade, tem importante significado e poder de fazer a diferença na vida do outro. A coleta de alimentos é um pequeno gesto de caridade, de solidariedade, é um gesto simples que pode ajudar a florescer a esperança em você e no mundo inteiro”, disse Colombo. “Trata-se de um gesto de partilha das necessidades”, completou.

Outras informações sobre o Dia Nacional de Coleta de Alimentos pelo telefone podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221-7083 ou e-mail sorocaba.coletadealimentos@gmail.com. (Vinicius Camargo)