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Sorocaba

Sorocaba tem 100 pontos de internet livre

Cidade ampliou cinco vezes sua rede em 9 anos

12 de Outubro de 2023 às 23:01
Beatriz Falcão [email protected]
Terminais de ônibus contam com ponto de acesso gratuito
Terminais de ônibus contam com ponto de acesso gratuito (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

O projeto Conecta Aqui começou com a implementação de 21 pontos de acesso gratuito à internet em 2014, durante o mandato do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB). Hoje, após 9 anos, a cidade de Sorocaba conta com 100 pontos espalhados pelos espaços e transportes públicos, com o propósito de conectar a população e facilitar o acesso à informação.

“É muito útil”, comenta Vânia Cristina de Oliveira Lupi, de 45 anos, enquanto aguardava para ser atendida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Escola. “Às vezes saímos de casa sem internet e é uma boa distração enquanto estamos na recepção”.

Além de nas UBSs, os moradores podem ter acesso gratuito à internet nos terminais de ônibus, nas Casas do Cidadão, nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), no Ginásio Municipal e Centros Esportivos, na Biblioteca Municipal, na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), na Casa Aluísio de Almeida e na Casa do Turista. As praças da cidade, ruas do Centro, transportes coletivos e os pontos de parada do BRT também estão equipados com pontos de Wi-Fi.

Agilidade e qualidade são dois pilares que integram o projeto Conecta Aqui. No entanto, na prática, não é exatamente assim. A rede de internet do Terminal Vitória Régia foi instalada em agosto de 2020 e tem, segundo a área de tecnologia da BRT Sorocaba, uma disponibilidade de conexão que atinge, em média, 99,7% do espaço. Porém, oscilações são frequentes, assim como as queixas da população.

“É importante ter internet aqui. Às vezes perdemos o ônibus e queremos pesquisar outros horários. Até mesmo para as crianças, é bom para mantê-las entretidas com joguinhos. Mas, raramente funciona”, conta Ana Paula Ferreira Pedroso, de 42 anos. “Agora mesmo não está funcionando”.

A experiência de Leandro Rangel Coutinho, de 51 anos, não é diferente. Apesar de ele não ir ao terminal com frequência, poucas vezes conseguiu usufruir da internet do local. “É um pouco melhor fora do horário de fluxo. Mas, mesmo assim oscila. E, dentro do ônibus, não funciona”.

Em nota, a BRT Sorocaba esclarece que, em local aberto, as oscilações na navegação podem ocorrer e pontua as possíveis causas: “Postes, colunas de metais e até mesmo novas redes de Wi-Fi na mesma frequência podem causar interferências, assim como o conteúdo e o provedor que estão sendo acessados, ou se o usuário está em movimento”.

Sob acompanhamento da Urbes, a empresa acrescenta que o monitoramento é constante, desde as conexões até o consumo de dados dos usuários, e estão em busca de soluções para atender a população com excelência. (Beatriz Falcão, programa de estágio)