Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidades

Chuvas em SC suspendem Oktoberfest temporariamente

Agências de Sorocaba têm excursões só para a 2ª semana do evento

06 de Outubro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A Oktoberfest de Blumenau é considerada a maior festa alemã das Américas; esta é a primeira a ser suspensa
A Oktoberfest de Blumenau é considerada a maior festa alemã das Américas; esta é a primeira a ser suspensa (Crédito: MICHELE LAMIN / PREFEITURA DE BLUMENAU)

A 38ª Oktoberfest de Blumenau, considerada a maior festa alemã das Américas, será suspensa neste fim de semana. A medida foi necessária diante das chuvas persistentes no interior catarinense, inclusive com previsão de enchente para hoje (7), conforme alerta da Defesa Civil da cidade. A festa teve as atividades suspensas desde ontem (6) até terça-feira (10), devendo retornar no dia 11, ou até que haja um novo panorama favorável para continuidade. Por conta disso, a festa será estendida até o dia 29 de outubro.

Duas agências de turismo de Sorocaba, que estão com excursões agendadas para Oktoberfest, informaram que não foram prejudicadas, visto que a viagem está programada a partir de 11 de outubro, período em que não haverá mais a suspensão do evento.

A Prefeitura de Blumenau informa que a medida foi adotada em respeito ao público, turistas, fornecedores, patrocinadores e de toda uma cidade que se mobiliza durante o todo o ano em prol do evento: “Desde o início, a Oktoberfest e as enchentes recorrentes no Vale do Itajaí sempre estiveram ligadas. E são nesses momentos que a garra e a resiliência do blumenauense surgem para reconstruir a cidade. Temos a certeza que novamente vamos nos reerguer e mostrar que a Oktoberfest é o símbolo da força deste povo”.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, disse que este é o momento de ser responsável e cuidar das pessoas. “Por isso, tomei a decisão de suspender a festa. E temos de considerar a importância de equilibrar o cuidado com a vida das pessoas e a importância econômica da festa para Blumenau e região, por isso ela foi prorrogada”.

Transtornos

Ontem, prefeito e secretários se reuniram para traçar estratégias de prevenção às chuvas - PREFEITURA DE BLUMENAU
Ontem, prefeito e secretários se reuniram para traçar estratégias de prevenção às chuvas (crédito: PREFEITURA DE BLUMENAU)

Conforme a Defesa Civil, as chuvas continuam até amanhã (8) e podem registrar acumulados de até 200 milímetros em cidades do litoral sul, região serrana e oeste catarinense. Os órgãos da defesa passaram a operar em código laranja, o segundo nível mais alto, devido às condições meteorológicas. Em 46 cidades, entre elas Balneário Camboriú, Itapema e Curitibanos, as aulas foram suspensas.

Até a manhã de ontem (6), a Defesa Civil contabilizava 1,1 mil pessoas afetadas, desalojadas e desabrigadas. Ao menos 13 cidades estão com abrigos para alojar famílias flageladas. Só no município de Rio do Sul, oito abrigos já acolheram 166 pessoas. Outras 250 estão desabrigadas em São Bento do Sul. Segundo o órgão, os números estão em constante atualização devido a novos alagamentos.

Ao menos dez rodovias tinham trechos interditados devido a alagamentos, erosões e quedas de barreiras. Um óbito foi registrado no município de Rio do Oeste. Após tentar atravessar a correnteza em uma arrozeira, de bicicleta, um homem foi arrastado pela correnteza para uma vala. Em Timbó, uma criança ficou ferida depois que sua residência foi atingida por um deslizamento. Em Chapecó, uma motociclista se feriu ao ser atingida por uma árvore que caiu durante a chuva.

Os municípios que já emitiram decretos de emergência são Papanduva, Curitibanos, Canoinhas, Brunópolis, Laurentino, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Corupá, Presidente Getúlio, Frei Rogério, Itaiópolis, Monte Carlo, Erval Velho, Aurora e Mafra.

Conforme a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), as cidades de Concórdia, Descanso, Belmonte, Água Doce, Ibiama, Erval Velho, Ipirá, Armazém, Apiúna, Dona Emma e Imbuia tiveram o sistema de abastecimento afetado e estão total ou parcialmente sem água. Equipes atuam para restabelecer os sistemas. (Da redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos