Inaugurado o viaduto da Américo Figueiredo

Trecho da marginal do Itanguá também foi entregue

Por Cruzeiro do Sul

O dispositivo denominado Engenheiro Eraldo Couto Campelo permite trânsito livre sobre a marginal

A Prefeitura de Sorocaba inaugurou, na manhã de ontem (26), o viaduto Engenheiro Eraldo Couto Campelo, localizado na avenida Américo Figueiredo. Ele faz parte das obras de implantação do Complexo Itanguá, que também inclui a nova avenida marginal do córrego Itanguá, na zona oeste da cidade. Juntamente com o viaduto, a marginal teve seu primeiro trecho finalizado e entregue nesta data. O projeto completo integra o programa Sorocaba tem Pressa.

O viaduto tem 290 metros de extensão e 9,40 metros de largura, contando com duas faixas de tráfego. As obras tiveram início em setembro do ano passado e foram realizadas pela empresa Jofege Pavimentação e Construção Ltda., contratada por meio de licitação. O investimento na execução do viaduto foi de aproximadamente R$ 10 milhões. O valor foi viabilizado por meio de financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O dispositivo permite o trânsito livre de veículos na avenida Dr. Américo Figueiredo sobre a marginal do Itanguá, no sentido Centro-bairro. A passagem entre as avenidas Américo Figueiredo e marginal do Itanguá ocorre pelas alças de ligação, na lateral do viaduto (sentido aeroporto), ou posterior ao viaduto (sentido avenida Santa Cruz). Também há uma alça de acesso para o trânsito local, conectando a marginal do Itanguá à alameda dos Cravos.

Primeiro trecho

O primeiro trecho da marginal do Itanguá liga as avenidas Adão Pereira de Camargo e Américo Figueiredo e dá acesso à rua Benedito Ferreira Telles e à avenida Miguel Patrício de Moraes. Sua abertura ao trânsito, segundo a Prefeitura de Sorocaba, já agilizou o deslocamento na zona oeste, sobretudo nos acessos às ligações diretas para as avenidas Santa Cruz e Armando Pannunzio, além de permitir conexões mais rápidas com os bairros próximos.

Segunda fase

O processo de licitação das obras da segunda fase da marginal do córrego Itanguá já está concluído. O chamado Trecho II vai interligar o Trecho I da marginal, que já está em operação, pela avenida Miguel Patrício de Moraes, acessando a avenida Santa Cruz e seguindo o corredor da marginal do córrego Itanguá até a avenida Luís Mendes de Almeida. A previsão é que as obras dessa fase comecem ainda neste segundo semestre e, igualmente, constam no contrato de financiamento com o CAF.

Esse segundo trecho criará um novo corredor de trânsito, cruzando a zona oeste e permitindo uma ligação direta, desde a avenida Dom Aguirre, passando pelas avenidas General Osório, Adão Pereira de Camargo, Santa Cruz e Luís Mendes de Almeida, até chegar à Rodovia Raposo Tavares. A iniciativa deve desafogar o tráfego no Jardim Simus e facilitar o acesso aos demais bairros ao longo do córrego.

A obra contempla, ainda, a implantação de pavimentação, sistemas de drenagem, esgoto, água e ciclovia ao longo de todo o trajeto. (Da Redação com informações da Secom)