Zoo e parques têm agenda para a criançada nas férias
Programação abrange todo o mês de julho com atividades recreativas e educativas
O recesso escolar de meio de ano está chegando. Nas escolas estaduais de Sorocaba, o período de descanso acontece de 3 a 23 de julho. A rede municipal, por sua vez, terá as atividades suspensas entre os dias 10 e 21 de julho. A época é uma oportunidade para crianças e adolescentes descansar e se divertir nas mais variadas opções de lazer que a cidade oferece, como parques, clubes e shoppings centers.
Iara Brandão Araújo, de 9 anos, está ansiosa pelas férias. É o período que aproveita para ficar com a vó, irmã e primas, além de assistir filmes, brincar e passear. “Vou ao parque e à casa da minha tia. Eu estou ansiosa pelas férias, mas também vou ficar com saudade dos meus amigos”, disse.
Quem também vai assistir filmes e desenhos é o estudante Leonardo Barros Silva, de 8 anos: “Gosto de assistir meus filmes favoritos, como ‘Jurassic Park’ e ‘Homem-Aranha’”. Ele conta que também aproveita a temporada longe das salas de aula para jogar futebol e videogame.
Helena Carvalho, de 6 anos, mesmo pequena, já pensa em viajar nas férias. “Gosto de ir para a praia, mas também de ver minhas amigas e ir aos parques”.
Por falar em parque, vale lembrar que a Prefeitura de Sorocaba tem uma programação gratuita de férias no mês de julho. Confira:
Zoológico
O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros contará com uma programação diferenciada. Nos dias 1, 9, 23 e 29 de julho, o público que visitar o zoológico poderá ver como é o tratamento carinhoso e especial recebido pelos animais. A atividade ocorrerá em frente aos recintos das espécies em horários diferentes: às 14h, o público poderá ver o macaco mandril; às 14h30, os hipopótamos; às 15h, o elefante; e às 15h30, a ariranha. Para participar da atividade, o munícipe tem que estar presente no dia e horário, em frente ao recinto de cada espécie, sem necessidade de inscrição prévia.
Nos dias 8 e 22 de julho, das 9h às 12h30, o público poderá conhecer o acervo do Museu de Zoologia do “Quinzinho de Barros”, que é composto por cerca de mil itens, entre peças biológicas e animais taxidemizados -- empalhados. Não há necessidade de inscrição, bastando estar no local nos dias e horários de funcionamento. Será permitida a entrada de 20 pessoas por vez e a participação será por ordem de chegada. A duração da visita é de cerca de 30 minutos.
Outra atividade voltada a toda a família ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de julho, em seis horários: 10h30, 11h20, 13h30, 14h20, 15h10 e 16h. No total, serão oferecidas 360 vagas. Em cerca de 40 minutos, o público poderá conhecer o Setor de Nutrição, onde são preparadas todas as refeições oferecidas diariamente aos animais, e o Setor Veterinário e de Biologia, onde vão conhecer a rotina de cuidados com a saúde e o bem-estar das espécies. Para a visita aos bastidores, também não há necessidade de inscrição prévia.
Por fim, no dia 15 de julho, às 11h, em frente ao recinto dos chimpanzés, os visitantes poderão acompanhar a entrega de enriquecimentos ambientais para os chimpanzés que vivem no Zoo, em comemoração ao Dia Mundial do Chimpanzé (14 de julho).
O Parque Zoológico Municipal fica aberto ao público de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Os ingressos custam R$ 8 -- para pessoas de 12 a 59 anos -- e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico ou superior, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças de até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoas com deficiência são isentos de pagamento do ingresso.
Parque da Biquinha
Já o Parque da Biquinha terá a programação de férias “Um dia de aventura no parque”, nos dias 21, 22 e 24 de julho, das 8h30 às 15h30, voltada a crianças de 8 a 10 anos.
O tema será “Lazer ecológico nas férias escolares”. Além de aprender mais sobre a diversidade de fauna e da flora do local, os participantes terão a oportunidade de reconhecer os espaços do Parque da Biquinha, se conectar emocionalmente com a natureza e saber mais sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente e com o outro.
As inscrições devem ser feitas na terça-feira (4), das 8h às 12h, no próprio Parque da Biquinha, com um documento da criança. Serão disponibilizadas 30 vagas por dia, totalizando 90 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. A programação também contará com uma tarefa social de arrecadação de caixas de leite, que serão destinadas a entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade (FSS).
Jardim Botânico
O Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas também preparou uma programação especial. As atividades acontecerão nos dias 8, 15 e 22 de julho, das 9h às 12h, sem necessidade de inscrição. A programação inclui exposição sobre o universo da botânica e oficinas criativas para pais e filhos. No dia 8 de julho, a Sema realizará a exposição “Conhecendo os polinizadores” e uma oficina de bolas de sementes. No dia 15, a programação contará com a exposição “Descobrindo as plantas medicinais” e a oficina de pintura com tintas naturais. Por fim, no dia 22, pais e filhos poderão conferir a exposição “Olhar de Cientista: como identificar uma planta” e participar da oficina de desenho e carimbos botânicos.
A programação contará, também, com edições especiais do projeto Bosque de Leitura em todos os sábados do mês de julho, das 9h às 12h. No projeto Bosque de Leitura, que acontece mensalmente no Jardim Botânico, livros das bibliotecas dos Parque Ecológicos são distribuídos em um espaço sombreado, com redes de descanso e bancos, para que os visitantes façam a leitura no local.
Água Vermelha
No parque da Água Vermelha será realizado o curso de férias Aquagito, nos dias 11 a 14 de julho. O programa terá como foco a temática da diversidade entomológica, função ecológica dos insetos e os “superpoderes” da natureza.
São oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. Os pais ou responsáveis deverão inscrever as crianças na próxima segunda-feira (3), das 9h às 16h, na Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), com o RG da criança, além do telefone e endereço de dois responsáveis.
Os interessados devem levar ao local da inscrição, um quilo de alimento não perecível ou um item de higiene pessoal, que será destinado à ação solidária realizada pelo FSS. (Da Redação)