Educação
Segurança será reforçada nas escolas municipais de Votorantim
O governo municipal também vai intensificar as rondas escolares; Piedade também irá intensificar as rondas nas escolas do município
A presença da Guarda Civil Municipal (GCM) será intensificada nas escolas municipais de Votorantim. A medida faz parte de uma série de ações que serão implantadas para garantir mais segurança de estudantes e profissionais ligados às instituições de ensino da cidade.
As medidas de segurança foram definidas durante uma reunião realizada nesta quinta-feira (6) no Paço Municipal. O encontro foi comandado pela prefeita Fabíola Alves, com as presenças dos secretários Gabriel Rangel Gil Miguel, de Administração, Suad Aparecida Ribeiro Oliveira, de Educação, e do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Leonardo Freitas da Silva.
O governo municipal também vai intensificar as rondas escolares. Esse trabalho será feito pela GCM com foco na entrada e saída de alunos das instituições de ensino. “Nós estamos agindo aqui em Votorantim para garantir maior segurança nas escolas, das nossas equipes e também dos nossos alunos”, comenta a prefeita Fabíola Alves.
O trabalho terá o apoio dos profissionais do Centro de Operação Integrada (COI). Todas as escolas possuem sistema de videomonitoramento e, em caso de necessidade, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a GCM podem ser acionados.
Outro objetivo da reunião é garantir, por parte da Prefeitura de Votorantim, a disponibilização em tempo real de imagens das escolas municipais no projeto do Portal do Aluno. Dessa forma, pais e responsáveis pelas crianças poderão acompanhar ao vivo o ambiente interno de cada instituição.
Piedade também intensifica rondas
A Prefeitura de Piedade informa que equipes da atual gestão estão atentas e seguem o monitoramento de supostas denúncias de ataques à escolas no município, que circulam pelas redes sociais, além de pedir reforço nas rondas escolares.
“A Prefeitura de Piedade encaminhou ofício a PM e GCM para intensificar as rondas escolares, nas unidades de ensino municipais e estaduais, durante os próximos dias, tendo em vista os recentes acontecimentos registrados em Blumenau (SC)”, complementa representante do Executivo. Em caso de emergência, entre em contato com a PM pelo 190 ou GCM pelo 153.
A Prefeitura de Piedade informa ainda que nesta quinta-feira (6) informações sobre possíveis ataques às escolas devem ser encaminhadas à Polícia Militar. "Até o momento, Forças de Segurança não receberam nenhuma denúncia sobre articulação de atos violentos em Piedade", informa a atual gestão municipal sobre supostas mensagens que circulam em mensagens de aplicativo.
“Pedimos cuidado ao espalhar este tipo de notícia na internet. Qualquer informe ou mensagem que incite a violência deve ser, imediatamente, repassada à Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM). Também é necessário fazer Boletim de Ocorrência junto a Polícia Civil”, complementa a Administração Municipal. (Da Redação)