Ambientalistas discutem ações de preservação da fauna ameaçada

Por Cezar Ribeiro

Encontro acontece na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó

Acontece até amanhã (31), no Centro de Formação em Conservação da Biodiversidade, na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó, a Oficina de Planejamento do Plano de Ação Nacional para Conservação da Herpetofauna do Sudeste, sob coordenação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN).

A oficina é um instrumento de gestão de políticas que visa reunir ações prioritárias para a conservação de espécies da fauna ameaçadas de extinção, reunindo representantes de diversos setores da sociedade, como o setor acadêmico, governo, ONGs, setor produtivo e outros. O evento é pautado por objetivos e ações, seguindo a lógica de projetos com prazos a serem cumpridos e produtos a serem entregues, de modo a prestar contas à sociedade.

Uma das propostas é identificar as principais ameaças que afetam as espécies de anfíbios e répteis que estão em algum grau de extinção na lista oficial brasileira e as áreas de ocorrência dessas ameaças. A partir dessa identificação, será elaborado o objetivo geral e as ações de conservação que serão implementadas por diversos atores, de diferentes setores da sociedade, que se preocupam em conservar as espécies ameaçadas.

Estão presentes no evento, especialistas e profissionais de várias entidades de preservação. (Cezar Ribeiro - programa de estágio)