Temporal
Chuva alaga ruas e causa transtornos em Sorocaba
Trechos das avenidas 15 de agosto e Dom Aguirre estão interditados
Atualizada às 10h10
A forte chuva que atingiu Sorocaba na noite deste domingo (5) causou transtornos em diversos pontos da cidade, principalmente na zona norte. Trechos da avenida Itavuvu, sentindo centro-bairro, ficaram alagados. No local, houve, ainda, a queda de parte da estrutura metálica da fachada de um estabelecimento comercial. Por conta do problema, a pista ficou interditada por cerca de 50 minutos. Outros bairros da cidade também tiveram prejuízos por conta da chuva. De acordo com a Prefeitura, a Defesa Civil atendeu, com o apoio Corpo de Bombeiros, CPFL Piratininga e Semob, ocorrências de quedas de árvore nas seguintes regiões da cidade: loteamento Dinorah Rosa, Mineirão, Parque São bento, Jardim Santa Cecília, Vila Bom Jesus, Jardim Europa, Jardim São Conrado, Jacutinga e Jardim Rodrigo.
Também houve um caso de destelhamento de imóvel no Jardim Santa Cecília, um muro caído, no Jardim Maria Eugênia e duas quedas de energia, no loteamento Dinorah Rosa e Recreio dos Sorocabanos. Já na manhã desta segunda-feira (6), ainda é possível ver os reflexos nas ruas. No momento, estão temporariamente interditadas a avenida Dom Aguirre, na altura do Parque das Águas, e a avenida 15 de Agosto, no trecho da rua Fernandópolis até a altura da Empresa Seiren, local, onde, inclusive, o jornal Cruzeiro do Sul, flagrou um carro ilhado nesta manhã.
Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob) orientam os motoristas nesses pontos, que estão devidamente sinalizados. Não há registros de desabrigados ou desalojados na cidade.
CPFL
Em nota, a CPFL Piratininga informou que o trabalho das equipes, em Sorocaba, permitiu que a energia fosse religada praticamente a todos clientes que tiveram algum impacto em razão do temporal de ontem (5). Todas as equipes da CPFL foram imediatamente mobilizadas para atendimento das necessidades dos clientes, priorizando regiões com hospitais e clientes com UTI domiciliar. O trabalho se estendeu durante a última noite e, neste momento, restam alguns casos pontuais, todos em atendimento, como no Jardim Califórnia e Jacutinga. A previsão é concluir os trabalhos o mais breve possível.
A empresa reforça os canais de atendimento para o registro da falta de energia: www.cpfl.com.br, App “CPFL Energia”, WhatsApp (19) 99908-8888, SMS 27304 ou pelo telefone 0800 010 2570 (ligação gratuita).
"Nesses momentos, o mais importante é garantir a segurança de todos. Assim, a CPFL alerta para que ninguém toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. Acione imediatamente a CPFL e o Corpo de Bombeiros e aguarde o atendimento".
Chuva
Segundo a Defesa Civil, Sorocaba registrou 38 milímetros de chuva, entre às 7h de domingo e 7h desta segunda-feira. O acumulado referente ao mês de março já é de 97 milímetros, diante de uma média história de 290 mm para o mês todo. O Saae informa que o nível do rio Sorocaba continua elevado, cerca de um metro acima do normal, com vazão da represa de Itupararanga para o rio de 27,66 m³/s. Durante a chuva da madrugada deste domingo, o nível do rio chegou a 1,40 metro acima do normal.
A Defesa Civil, a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e demais secretarias e autarquias, que integram a Operação Plano Verão, informam que estão mobilizadas, 24 horas por dia, para atender às ocorrências de chuvas na cidade. Em caso de emergências, a população pode acionar a Defesa Civil através do número 199.
Galeria
Confira a galeria de fotos