Novo serviço tem tudo para idoso passar o dia

Centro Dia oferece alimentação e atividades com acompanhamento de profissionais

Por Vanessa Ferranti

Parceria entre a Prefeitura e o Momunes foi inaugurada ontem no Jardim São Marcos

 

O Centro Dia do Idoso foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (15), no Jardim São Marcos, zona oeste de Sorocaba. Para comemorar, o público presente ao evento assistiu a apresentações de dança e acompanhou o corte da faixa inaugural pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). A festividade contou com a presença de outras autoridades municipais. O espaço, no entanto, começou a funcionar dois dias antes, na segunda-feira (13).

O novo serviço, localizado na avenida Santa Cruz, na altura do número 1.287, é resultado de parceria entre a Prefeitura e o Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba (Momunes). A entidade gestora é uma organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos aprovada pela administração municipal, por meio de edital de chamamento, para oferecer o serviço.

Na área onde o Centro passa a funcionar, diversas atividades promovidas pelo Momunes já eram oferecidas aos idosos, como ginástica, aulas de dança, costura e música. Agora, a iniciativa foi ampliada e, assim, pessoas com idade a partir de 60 anos podem permanecer o dia todo no local, que passa a contar com sala de conveniência com jogos e televisão, cantinho da leitura, refeitório e enfermagem. Além disso, os idosos também serão acompanhados por uma equipe de profissionais especializados.

De acordo com a Prefeitura, a oferta do novo serviço se justifica diante do cenário atual da população e, também, das projeções sobre o envelhecimento populacional no Brasil e no mundo, especialmente no Estado de São Paulo, que já conta com mais de 7 milhões de idosos, desde 2020, segundo a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). “O Centro Dia é um sonho, estava no nosso plano de governo e, agora, os idosos vão ter um lugar para ficar durante o dia com várias atividades. Eles tomam café da manhã, almoçam, tomam café da tarde e depois podem voltar para a casa”, explicou o prefeito Rodrigo Manga. O chefe do Executivo ressaltou ainda que os idosos que, por algum motivo, não tenham condições de chegar à unidade receberão auxílio da administração municipal. “A Prefeitura disponibilizou um ônibus e algumas vans para buscar esses idosos na casa”, informou.

</INT-BK>Ajuda às famílias

</TEXT-BK>Para a fundadora e presidente do Momunes, Mazé Lima, a iniciativa é uma forma de ajudar não só o idoso, mas também as famílias. “Fizemos esse centro de uma maneira que atendesse à população no sentido de sociabilizar os idosos que, muitas vezes, ficam em casa enquanto os filhos trabalham. É um auxilio para as famílias que precisam trabalhar e não querem deixar o idoso sozinho”, ressaltou.

O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e tem capacidade para atender 30 pessoas por dia. A Maria Aparecida da Silva Prioli, de 66 anos, é moradora do bairro Central Park há quase 50 anos. Ela já participava do projeto Momunes e aprovou a implantação do Centro Dia do Idoso. “Eu moro sozinha, então, para mim, está sendo maravilhoso. Eu falo que foi uma bênção de Deus ter esse lugar para nos acolher e onde podemos passar o dia. Ontem, saímos, pisamos na grama, participamos de atividades, respiramos ar puro, é tudo muito gostoso”.

Já o aposentado José Pedro Amador, de 70 anos, disse que gostou do projeto e irá indicar o serviço para os amigos. “Aqui tem tudo. Temos assistência médica e social. A primeira coisa que fazemos pela manhã é medir a pressão, então, fazemos um check-up geral. Isso é algo que tira as pessoas dos hospitais, das clínicas, dos postos de saúde. Eu vou avisar e trazer as pessoas para cá, porque passou dos 60 anos, quando se aposenta, tem gente que fica meio perdida e aqui ela vai se encontrar”.

Para participar do projeto, o próprio idoso ou um familiar deve entrar no site da Prefeitura para fazer a inscrição. Também é possível fazer o cadastro presencialmente, na sede da Secretaria da Cidadania, localizada na rua Santa Cruz, número 116, no Centro. As pessoas que precisarem de transporte para participar das atividades devem fazer a solicitação na ficha do cadastro.