Semana termina com novo alerta de temporal

Defesa Civil prevê até 125 milímetros de chuva entre hoje e terça-feira

Por Inaiê Mendonça

Defesa Civil prevê até 125 milímetros de chuva entre hoje e terça-feira

O primeiro fim de semana de fevereiro em Sorocaba deve ser chuvoso e poderá repetir os transtornos registrados na cidade na última semana de janeiro. A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para chuvas intensas na tarde de ontem (3). De acordo com o órgão, pode chover até 125 milímetros entre este sábado (4) e terça-feira (7). “Diante deste cenário, recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois pode haver risco para deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo”, destacou o órgão.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as pancadas de chuva serão potencializadas especialmente devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva no Sudeste e no Centro-Oeste do País entre o final da primavera e todo o verão.

Ainda conforme o Inmet, hoje a precipitação será entre 10 e 25 milímetros. A umidade relativa do ar ficará entre 60% e 100%, com a temperatura oscilando de 20°C a 31°C. Para amanhã (5) está previsto o aumento do volume pluvial, podendo chegar a 35mm, repetindo-se o nível de umidade do ar e queda da temperatura máxima para 29°C.

A próxima semana também deve ser chuvosa. A temperatura mínima prevista para segunda-feira (6) é de 19°C e a máxima pode atingir até 30°C. Já na terça-feira (7), as temperaturas devem variar entre 18°C a 31°C.

Apesar disso, os meteorologistas do Inmet esperam que a precipitação total em fevereiro fique até 50mm abaixo da média histórica para o período e que a temperatura fique 0,5°C acima da faixa normal climatológica. De acordo com eles, com menos cobertura de nuvens no verão, a radiação do sol atinge mais diretamente a superfície da terra. “As temperaturas máximas deverão variar de 25° C a 30° C porque, nos dias chuvosos, com muitas nuvens, o sol não aquece suficientemente as superfícies.”

Conforme a meteorologista Helena Turon Balbino, durante o verão que termina, no dia 20 de março, as chuvas e as temperaturas altas são frequentes. É esse fator que promove a sensação de abafamento. (Inaiê Mendonça / programa de estágio)