Homem que matou mulher espancada é preso em São Paulo

Eliano de Lima Barbosa Filho estava foragido desde março do ano passado, quando matou a jovem sorocabana Anna Caroline Valença Oliveira

Por Wilma Antunes

Anna Caroline Valença Oliveira, de 26 anos, foi morta em março do ano passado

O acusado de ter matado a jovem Anna Caroline Valença Oliveira, de 26 anos, foi preso nesta terça-feira (31) pela Polícia Civil, em São Paulo. Eliano de Lima Barbosa Filho, 29 anos, vivia em união estável com a vítima, com quem tem uma filha de sete anos. Ele estava foragido da Justiça desde março do ano passado, quando espancou sua companheira.

Carol, como era chamada por pessoas mais próximas, era de Sorocaba, porém, morava na capital paulista com Eliano, na Vila Santista. Conforme consta no boletim de ocorrência, o casal teria discutido no dia 5 de março de 2022, após a vítima descobrir uma traição por parte do réu. Durante a briga, Eliano teria derrubado Carol no chão da cozinha e a agredido com socos no rosto e chutes na região do abdômen.

A violência causou uma perfuração no intestino grosso da jovem, além de hemorragia interna. Tais ferimentos fizeram com que a vítima perdesse sangue e quem solicitou socorro foi a irmã de Carol, uma menina de 12 anos de idade, que telefonou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe médica encaminhou a jovem ao pronto-socorro Cachoeirinha, na Vila Espanhola, onde passou por cirurgia.

Ela chegou a ser intubada, mas morreu quatro dias depois, no dia 9 daquele mês. Na ocasião, Eliano foi denunciado pelo Ministério Público (MP) por homicídio qualificado a Justiça decretou sua prisão preventiva. A vítima já tinha uma medida protetiva contra o acusado e vivia em um ciclo de violência psicológica e emocional. A filha de Carol está sob a os cuidados da avó, Priscila Valença Reis, mãe da vítima, em Votorantim.

De acordo com a Polícia Civil, os agentes estavam em patrulhamento quando receberam uma denúncia, por meio de uma ligação anônima, de que Eliano estaria morando em um quarto alugado na rua São Domingos, no bairro Bela Vista. Depois de obter uma cópia do mandado de prisão preventiva do réu, a equipe se deslocou até o endereço indicado.

Segundo a proprietária do imóvel, Eliano teria se apresentado com outro nome para alugar o quarto, o de Rafael Rodrigues de Souza. Durante a revista, os policias apreenderam dois notebooks, diversos documentos de identidade, chip de celular, entre outros objetos. Ele foi preso e encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Guarulhos II.

Além do crime de feminicídio, Eliano também responderá por falsidade ideológica e uso de documento falso. Uma audiência virtual sobre o caso está marcada para esta quarta-feira (1º), às 15h30. (Wilma Antunes)