Castração ajuda a combater doenças

De janeiro de 2021 até outubro do ano passado, o mutirão já havia realizado mais de 10 mil cirurgias em cães e gatos

Por Inaiê Mendonça

Sorocaba tem ação gratuita realizada pela Prefeitura

O mutirão de castração de cães e gatos é uma ação gratuita realizada na cidade de Sorocaba desde 2015. A campanha tem como objetivo promover o controle populacional de cães e gatos e pode evitar tumores de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas. De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, de janeiro de 2021 até outubro do ano passado, o mutirão já havia realizado mais de 10 mil cirurgias em cães e gatos.

Para que os bichos possam ser castrados no mutirão, basta que o munícipe compareça na data e no local de inscrição de cada etapa, tendo em mãos RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em nome do tutor do animal. A programação de 2023 será divulgada pela Prefeitura no site e nas redes sociais. A última edição de 2022 atendeu os bairros Paineiras, Jardim Santa Lúcia, Jardim Santa Marina I e II, Jardim São Camilo, Jardim Santa Catarina e Jardim Santa Cecília, com as cirurgias ocorrendo entre os dias 19 e 21 de dezembro, em estrutura montada e organizada no estacionamento da UBS Paineiras.

Saúde pública e dos animais

Conforme a médica veterinária e bióloga Aglis de Cássia Rodrigues Delgado, de 40 anos, com a castração é possível evitar a reprodução desordenada dos pets e prevenir a ocorrência de doenças como o Tumor Venéreo Transmissível (TVT). A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães.

A saúde pública é outro fator impactado com a ação de castração dos cães e gatos. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a castração deve fazer parte de uma política de saúde pública e de bem-estar dos animais. Com o controle populacional por intermédio do procedimento, o número de animais abandonados é reduzido e, consequentemente, as chances da transmissão de doenças infecciosas entre animais e pessoas, as chamadas zoonoses. (Inaiê Mendonça, programa de estágio)